Listen

Description

Vitoriosos no primeiro turno das eleições para a Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentam convencer partidos e eleitores e conquistar votos. Nesta quarta-feira (5), Sergei Cobra conversa com o cientista político Sergio Fausto, diretor-geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso. 

Para Fausto, o atual presidente do Brasil pode conquistar democraticamente a reeleição se tiver o apoio de prefeitos ao redor do país. No entanto, o especialista é categórico ao afirmar que o atual mandatário faz “vários gols de mão*” ao conceder, por exemplo, a antecipação de pagamentos do Auxílio Brasil antes do segundo turno. 

Sobre o apoio manifestado pelo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) – que não se reelegeu, a análise de Sergio Fausto enfatiza que o partido “perdeu completamente a identidade e acabou descaracterizado, virando uma linha auxiliar do bolsonarismo”.

O programa "8 em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 8h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital.

*A expressão “gol de mão” vem do futebol, esporte em que os jogadores trabalham a bola com os pés. Usar as mãos é tido como trapaça, como aconteceu no gol histórico de Diego Maradona durante a Copa do Mundo de 1986.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça - MTB: 25.380/SP