Listen

Description

Durante a pandemia, a mudança repentina da rotina, a perda de entes queridos e o futuro incerto até que se produzisse uma vacina eficaz, trouxeram alguns malefícios para a sociedade. De acordo com a pesquisa Hábitos e comportamento alimentar durante o período pandêmico da covid-19, realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais, houve uma piora expressiva na qualidade de vida dos brasileiros. Para entender o resultado deste estudo, Sergei Cobra recebeu no Oito em Ponto desta segunda-feira (01) a pesquisadora da UFMG Tamires Souza.

Sobre a duração da pandemia, Tamires conta que as pessoas estavam achando que seria algo passageiro. Segundo ela, os receios, as inseguranças e o aumento da carga horária de trabalho dentro de casa, foram algumas das situações que pioraram no período de isolamento social e que interferiram diretamente nos hábitos saudáveis.

Outro ponto abordado pela pesquisadora foi a escolha de alimentos chamados “comfort food”. Muitas pessoas relataram a compra de alimentos que tivessem relação emocional, ligado a lembrança de um parente, de alguém especial.

Tamires ainda disse que os hábitos saudáveis que exigem uma certa constância levarão um tempo para voltar à normalidade.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.