De um povo heroico, o brado retumbante! Às margens do rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, o imperador Dom Pedro I anunciava o anseio do Brasil em deixar de ser colônia portuguesa e, enfim, conquistar sua independência. No “Oito em Ponto” de hoje (07), Sergei Cobra entrevista o historiador e professor de História da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Wesley Espinosa de Santana, que rememora a biografia do país.
Para o professor, o principal marco daquela data não é o grito de Dom Pedro I, eternizado no Hino Nacional, mas o badalar de um sino onde hoje fica a Catedral da Sé, um dos cartões postais de São Paulo.
Wesley Espinosa de Santana relembra ainda a importância da figura de José Bonifácio de Andrada, um nacionalista convicto. Estabelecendo um paralelo com o Brasil atual, Santana acredita que, por aqui, “o conceito de nacionalismo ficou muito confuso” e, hoje, as pessoas acreditam que “ser nacionalista tem a ver com autoritarismo”, conclui.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 8h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital.