Listen

Description

Hoje, o Vozes do Território traz aquele furor da juventude caiçara. Conversamos com a Cassiane Vitória, liderança da Ilha Grande (Angra dos Reis - RJ”. Ao longo do episódio, Cassiane fala da sua relação com o mar, com a comunidade e qual é o papel da juventude na luta pelos direitos caiçaras.



“O mar é meu” afirma a liderança criada e educada no mar. Muito atenta aos impactos que a pesca artesanal vem sofrendo, Cassiane alerta que tais impactos são sentidos desde a dificuldade em conseguir um defeso até a escassez do pescado. Diante de tais implicações, Cassiane alerta que a luta das comunidades caiçaras também se faz com a atuação da juventude em compreender que “a comunidade é a nossa casa” e por ela se deve lutar.

O Projeto Redes é fruto de uma parceria com a Fiotec/Fiocruz por meio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Resultado de uma condicionante exigida à Petrobras pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, o Projeto Redes é uma política pública conquistada por comunidades tradicionais pesqueiras impactadas por empreendimentos de petróleo e gás natural no litoral norte de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro.