Listen

Description

Dando continuidade aos podcasts do projeto Redes e ampliando as reflexões sobre as lutas das comunidades caiçaras pelo direito ao território e o direito a pesca. O segundo episódio traz o relato da pescadora Angélica Sousa, liderança da praia de Castelhanos, em Ilhabela (São Paulo).

Ao longo do episódio, Angélica narra como a comunidade de Castelhanos se organizou para defender e permanecer no território. Os impactos causados pela exploração do pré-sal, a especulação imobiliária ameaça a permanência das comunidades em seus territórios, além dos impactos da pesca industrial provocam um enorme desequilibrio para atividade dos pescadores artesanais.

Angélica convoca todes para compreensão da importância das comunidades caiçaras e a presença delas como parte fundamental para preservação do meio-ambiente e dos saberes tradicionais. “Nós somos os guardiões do mar e os guardiões da floresta”, afirma.

O Projeto Redes é fruto de uma parceria com a Fiotec/Fiocruz por meio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Resultado de uma condicionante exigida à Petrobras pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, o Projeto Redes” é uma política pública conquistada por comunidades tradicionais pesqueiras impactadas por empreendimentos de petróleo e gás natural no litoral norte de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro.