F0mos até a Ilhabela para conhecer a Katia Regina, pescadora e liderança da Ilha de Búzios (Ilhabela-SP). Ja imaginou ter um gasoduto passando no meio de uma comunidade? Katia relata como a extração de petróleo impacta diretamente a pesca artesanal na Ilha, torna escassa a pesca e gera um ambiente de medo sob a ameaça constante de se ter um vazamento no local.
Além dos problemas gerados pela exploração do petróleo na região, Katia reflete sobre as dificuldades e proibições nas regulamentações da pesca, “eles não podiam proibir , por que a pesca é de onde tiramos o sustento para nossa família”.
Ao longo do episódio, Katia fala da família como o espaço núcleo para preservação e manutenção da tradição caiçara “eu aprendi com os meus pais e educo os meus filhos para seguir” e de como a participação das mulheres é fundamental para que a cultura pesqueira se mantenha forte e ganhe lastro no tempo.
O Projeto Redes é fruto de uma parceria com a Fiotec/Fiocruz por meio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Resultado de uma condicionante exigida à Petrobras pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, o Projeto Redes” é uma política pública conquistada por comunidades tradicionais pesqueiras impactadas por empreendimentos de petróleo e gás natural no litoral norte de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro.