Listen

Description

30-08 – 13º DA NOSSA QUARESMA – AS NOSSAS BATALHAS.

Sinal da cruz

O anjo do Senhor anunciou à Maria e ela concebeu do Espírito Santo.

Ave Maria.

Eis aqui a serva do Senhor faça se em mim segundo a sua Palavra.

Ave Maria.

E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós.

Ave Maria.

Rogai por nós santa mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo amém.

Infundi Senhor em Nossos corações a vossa graça nós vo-lo suplicamos afim de que, conhecendo, pela anunciação do anjo Gabriel, a encarnação de Jesus Cristo vosso Filho, cheguemos pelos merecimentos de sua paixão e morte de cruz, à glória da ressurreição, pelo mesmo Jesus Cristo vosso Filho que convosco vive e reina na Unidade do Espírito Santo. Amém!

A palavra que nos ilumina é do livro de Judite.

Mas juro-vos, pelo mesmo Senhor, que o seu anjo me protegeu, tanto ao partir, como ao demorar-me lá, e como ao voltar, e o Senhor não permitiu que sua serva fosse manchada: ele reconduziu-me a vós livre de toda a mancha de pecado, cheia de alegria por sua vitória, pela minha salvação e pela vossa libertação.21Dai-lhe glória todos vós, porque é bom, porque a sua misericórdia é eterna!22Então todos, adorando o Senhor, disseram a Judite: O Senhor te abençoou com o seu poder, porque ele por ti aniquilou os nossos inimigos.23Ozias, príncipe do povo de Israel, acrescentou: Minha filha, tu és bendita do Senhor Deus altíssimo, mais que todas as mulheres da terra.24Bendito seja o Senhor, criador do céu e da terra, que te guiou para cortar a cabeça de nosso maior inimigo!25Ele deu neste dia tanta glória ao teu nome, que nunca o teu louvor cessará de ser celebrado pelos homens, que se lembrarão eternamente do poder do Senhor. (Jt 13,20-25).

Todos os dias nós temos rezado a nossa quaresma mostrando a ação de Deus através de seus anjos e a resposta dos homens e mulheres por um coração disponível. A força de Judite quando se deixa conduzir pelo anjo de Deus pode nos ajudar muito a compreender a luta de tantas mulheres nos nossos dias por justiça, direitos e fraternidade.

Havia um grande inimigo que oprimia toda a comunidade de Israel e Judite teve a coragem e a sabedoria para arrancar-lhe a cabeça. Hoje temos que ter consciência que as lutas que a Palavra de Deus nos traz são as buscas pela formação de um povo mais fraterno e que hoje não são mais oportunas as guerras, pois, toda guerra é um atentado contra a dignidade humana e um caminho escolhido pelos poderosos para oprimir ainda mais os pequenos. Vejam, por exemplo, as guerras do nosso tempo e agora por último a guerra no Afeganistão.

Mas há uma guerra que deve ser travada todos os dias que é a luta pela fraternidade, pela justiça, pelo amor entre os homens, uma luta que só será vencida de nós nos abrimos ao anjo do amor ao próximo que nos leva a vencer a nós mesmos, os nossos egoísmos e as nossas ambições levando sempre em conta a máxima religiosa de Jesus: “tudo aquilo que vos quereis que o outro vos faça, façais também vós a eles”.

EXERCÍCIO DE HOJE – jejum das batalhas – meditar honestamente quais são os nossos maiores inimigos e quais são as batalhas que precisamos vencer.

Oração final para todos os dias – Pai Nosso e gloria à Trindade Santa – santo anjo do Senhor.