03-09 – 17º DA NOSSA QUARESMA – UM TEMPO NOVO
Sinal da cruz
O anjo do Senhor anunciou à Maria e ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria.
Eis aqui a serva do Senhor faça se em mim segundo a sua Palavra.
Ave Maria.
E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós.
Ave Maria.
Rogai por nós santa mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo amém.
Infundi Senhor em Nossos corações a vossa graça nós vo-lo suplicamos afim de que, conhecendo, pela anunciação do anjo Gabriel, a encarnação de Jesus Cristo vosso Filho, cheguemos pelos merecimentos de sua paixão e morte de cruz, à glória da ressurreição, pelo mesmo Jesus Cristo vosso Filho que convosco vive e reina na Unidade do Espírito Santo. Amém!
A palavra que nos ilumina é do livro dos salmos.
Eu vos louvarei de todo o coração, Senhor, porque ouvistes as minhas palavras. Na presença dos anjos eu vos cantarei.2Ante vosso santo templo prostrar-me-ei, e louvarei o vosso nome, pela vossa bondade e fidelidade, porque acima de todas as coisas, exaltastes o vosso nome e a vossa promessa.3Quando vos invoquei, vós me respondestes; fizestes crescer a força de minha alma.4Hão de vos louvar, Senhor, todos os reis da terra, ao ouvirem as palavras de vossa boca.5E celebrarão os desígnios do Senhor: Verdadeiramente, grande é a glória do Senhor.6Sim, excelso é o Senhor, mas olha os pequeninos, enquanto seu olhar perscruta os soberbos.7Em meio à adversidade vós me conservais a vida, estendeis a mão contra a cólera de meus inimigos; salva-me a vossa mão.8O Senhor completará o que em meu auxílio começou. Senhor, eterna é a vossa bondade: não abandoneis a obra de vossas mãos. (Sl 137, 1-8)
O cristão é convidado todos os dias a louvar o Senhor. O louvor que mais agrada ao Senhor é como o próprio Cristo diz acolher com amor os pequeninos. São Tiago em sua carta nos ensina que a religião verdadeira é assistir ao órfão e à viúva, aqueles que eram considerados os últimos no tempo em que o apóstolo escreveu sua carta.
Quando nós permitimos que o amor de Deus aja em nossa vida em defesa da vida do nosso irmão e irmã, o próprio Deus vem em nosso socorro e nos dá a força necessária para as nossas batalhas e quando permitimos a manifestação do amor de Deus em nós todos os que nos cercam passam a glorificar o Senhor. Como bem disse Jesus: para que vejam vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está nos céus.
EXERCÍCIO DE HOJE – Jejum da dignidade – Olhar para a nossa vida como dom de Deus e pedir ao Senhor a cura, a força e a alegria de ser testemunha viva de seu amor por nós.
Oração final para todos os dias – Pai Nosso e gloria à Trindade Santa – santo anjo do Senhor.