Listen

Description

13-09- 25 º DA NOSSA QUARESMA – RAFAEL – DEUS É MINHA CURA.

Sinal da cruz

O anjo do Senhor anunciou à Maria e ela concebeu do Espírito Santo.

Ave Maria.

Eis aqui a serva do Senhor faça se em mim segundo a sua Palavra.

Ave Maria.

E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós.

Ave Maria.

Rogai por nós santa mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo amém.

Infundi Senhor em Nossos corações a vossa graça nós vo-lo suplicamos afim de que, conhecendo, pela anunciação do anjo Gabriel à Virgem Maria, a encarnação de Jesus Cristo vosso Filho, cheguemos pelos merecimentos de sua paixão e morte de cruz, à glória da ressurreição, pelo mesmo Jesus Cristo vosso Filho que convosco vive e reina na Unidade do Espírito Santo. Amém!

A palavra que nos ilumina é do livro de Marcos:

havia ali uma mulher que já por doze anos padecia de um fluxo de sangue.26Sofrera muito nas mãos de vários médicos, gastando tudo o que possuía, sem achar nenhum alívio; pelo contrário, piorava cada vez mais.27Tendo ela ouvido falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe no manto.28Dizia ela consigo: Se tocar, ainda que seja na orla do seu manto, estarei curada.29Ora, no mesmo instante se lhe estancou a fonte de sangue, e ela teve a sensação de estar curada.30Jesus percebeu imediatamente que saíra dele uma força e, voltando-se para o povo, perguntou: Quem tocou minhas vestes?31Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te comprime e perguntas: Quem me tocou?32E ele olhava em derredor para ver quem o fizera.33Ora, a mulher, atemorizada e trêmula, sabendo o que nela se tinha passado, veio lançar-se-lhe aos pés e contou-lhe toda a verdade.34Mas ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e sê curada do teu mal. (Mc 5,25-34)

Se há um texto que me provoca profundamente no Evangelho é este de Marcos. Jesus estava indo à casa de Jairo, a multidão o acompanhava porque ele tocava o coração de todos e lhes permitia sentir-se amados, e uma mulher que estava impura por causa do fluxo de sangue, mas se sentia ainda mais impura e indigna por causa das marcas que trazia na vida se aproximou e tocou nele. Ela não tinha coragem de lhe tocar de frente, ele se sentia a miséria do mundo, ele percebeu que a força da vida lhe fora tomada e ele voltou-se para aquela mulher e a amou com o olhar e a acolheu com as palavras e a curou com o perdão.

Muitas vezes nos sentimos indignos de Deus e nós sempre o seremos, nenhum homem, nenhum religioso, nenhum anjo, nenhum santo é digno de Deus. É Deus que se esvazia por amor a nós e se dá na criação, na redenção e na santificação. Por isso, este texto do evangelho é tão importante, porque ele desperta a confiança naqueles que estão á margem do caminho, naqueles que se sentem tão miseráveis que nem têm a audácia de olhar para Jesus. Mas Ele nos convida a experimentar o seu amor, o seu perdão e a sua misericórdia. Deus é nossa cura

EXERCÍCIO DE HOJE – deixar nos tocar pela misericórdia de Deus, afastando de nós todos os sentimentos de indignidade porque o amor de Deus nos dignifica.

Oração final para todos os dias – Pai Nosso e gloria à Trindade Santa – santo anjo do Senhor.