14-09 - 26º DIA DA NOSSA QUARESMA – RAFAEL – DEUS É MINHA CURA.
Sinal da cruz
O anjo do Senhor anunciou à Maria e ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria.
Eis aqui a serva do Senhor faça se em mim segundo a sua Palavra.
Ave Maria.
E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós.
Ave Maria.
Rogai por nós santa mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo amém.
Infundi Senhor em Nossos corações a vossa graça nós vo-lo suplicamos afim de que, conhecendo, pela anunciação do anjo Gabriel à Virgem Maria, a encarnação de Jesus Cristo vosso Filho, cheguemos pelos merecimentos de sua paixão e morte de cruz, à glória da ressurreição, pelo mesmo Jesus Cristo vosso Filho que convosco vive e reina na Unidade do Espírito Santo. Amém!
A palavra que nos ilumina é do livro de Mateus.
Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia.22E eis que uma cananéia, originária daquela terra, gritava: Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio.23Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência: Despede-a, ela nos persegue com seus gritos.24Jesus respondeu-lhes: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.25Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: Senhor, ajuda-me!26Jesus respondeu-lhe: Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos. _27Certamente, Senhor, replicou-lhe ela; mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos...28Disse-lhe, então, Jesus: Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas. E na mesma hora sua filha ficou curada. (Mt 15,21-28)
Deus é minha cura, a cura que não se prende a conceitos e preconceitos, a cura que não está fechada em muros, mas a libertação do homem e da mulher, de todo homem e de toda mulher.
A palavra que hoje nos ilumina é de uma força e de um impacto impressionante, pois Jesus conversa com uma mulher que tem uma compreensão diferente da dele, Ele chega a ofender a mulher chamando a de cachorra, mas ela, por amor à filha, vence o preconceito de Jesus e comove o coração dele para a causa que ele lhe levava.
Nenhum texto do evangelho é tão impactante neste sentido de curar o nosso coração diante dos muitos preconceitos que carregamos pela vida, ao percebermos que o próprio Jesus muda o olhar, somos convidados também a nos curar de muitas travas que trazemos em nossos olhos que nos impedem, de ver nossos irmãos e irmãs na sua dignidade maior de filhos e filhas de Deus
EXERCÍCIO DE HOJE – rever os nossos conceitos com relação ao outro em todas as esferas humanas e pedir a conversão do olhar.
Oração final para todos os dias – Pai Nosso e gloria à Trindade Santa – santo anjo do Senhor.