16-09 - 28º DIA DA NOSSA QUARESMA – MIGUEL – DEUS É MINHA FORÇA.
Sinal da cruz
O anjo do Senhor anunciou à Maria e ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria.
Eis aqui a serva do Senhor faça se em mim segundo a sua Palavra.
Ave Maria.
E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós.
Ave Maria.
Rogai por nós santa mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo amém.
Infundi Senhor em Nossos corações a vossa graça nós vo-lo suplicamos afim de que, conhecendo, pela anunciação do anjo Gabriel à Virgem Maria, a encarnação de Jesus Cristo vosso Filho, cheguemos pelos merecimentos de sua paixão e morte de cruz, à glória da ressurreição, pelo mesmo Jesus Cristo vosso Filho que convosco vive e reina na Unidade do Espírito Santo. Amém!
A palavra que nos ilumina é do 1º livro de Reis.
Então Elias disse ao povo: Aproximai-vos de mim, e todos se aproximaram. Elias reparou o altar demolido do Senhor.31Tomou doze pedras, segundo o número das doze tribos saídas dos filhos de Jacó, a quem o Senhor dissera: Tu te chamarás Israel.32E erigiu com essas pedras um altar ao Senhor. Fez em volta do altar uma valeta, com a capacidade de duas medidas de semente.33Dispôs a lenha e colocou sobre ela o boi feito em pedaços.34E disse: Enchei quatro talhas de água e derramai-a em cima do holocausto e da lenha. Depois disse: Fazei isso segunda vez. Tendo-o eles feito, disse: Ainda uma terceira vez. Eles obedeceram.35A água correu em volta do altar e a valeta ficou cheia.36Chegou a hora da oblação. O profeta Elias adiantou-se e disse: Senhor, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, saibam todos hoje que sois o Deus de Israel, que eu sou vosso servo e que por vossa ordem fiz todas estas coisas.37Ouvi-me, Senhor, ouvi-me: que este povo reconheça que vós, Senhor, sois Deus, e que sois vós que converteis os seus corações!38Então, subitamente, o fogo do Senhor baixou do céu e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, a poeira e até mesmo a água da valeta.39Vendo isso, o povo prostrou-se com o rosto por terra, e exclamou: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! (1Rs 18,30-39)
Em todo o profetismo judaico nenhum profeta marcou mais a fé da comunidade do que Elias. Se a palavra Miguel nos remete àquele que é como Deus, ou significa quem é como Deus, a palavra Elias, por sua vez, significa o Senhor é Deus. São nomes muito próximos e se o anjo Miguel sempre nos traz a força de Deus, o profeta Elias experimentou esta força de forma muito particular. E sua importância é tamanha que quando Jesus se manifesta transfigurado no monte Tabor, ao lado dele estavam Moisés para representar toda lei e Elias para representar todo o profetismo.
Elias experimentou muitas dores, cansaço, desejou a morte, mas Deus se fez força nele, o anjo do senhor o alimentou e ele pode viver a experiência profunda de quem sabe esperar pela tempestade e pelo terremoto e sentir a doce presença de Deus na brisa mansa.
EXERCÍCIO DE HOJE – Colocar-se diante da força de Deus em nós – e manifestar a força de Deus na vida daqueles que passam por tribulações.
Oração final para todos os dias – Pai Nosso e gloria à Trindade Santa – santo anjo do Senhor.