18-09 - 30º DIA DA NOSSA QUARESMA – MIGUEL – DEUS É MINHA FORÇA.
Sinal da cruz
O anjo do Senhor anunciou à Maria e ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria.
Eis aqui a serva do Senhor faça se em mim segundo a sua Palavra.
Ave Maria.
E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós.
Ave Maria.
Rogai por nós santa mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo amém.
Infundi Senhor em Nossos corações a vossa graça nós vo-lo suplicamos afim de que, conhecendo, pela anunciação do anjo Gabriel à Virgem Maria, a encarnação de Jesus Cristo vosso Filho, cheguemos pelos merecimentos de sua paixão e morte de cruz, à glória da ressurreição, pelo mesmo Jesus Cristo vosso Filho que convosco vive e reina na Unidade do Espírito Santo. Amém!
A palavra que nos ilumina é do livro de Mateus
Tendo Jesus descido da montanha, uma grande multidão o seguiu.2Eis que um leproso aproximou-se e prostrou-se diante dele, dizendo: Senhor, se queres, podes curar-me.3Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: Eu quero, sê curado. No mesmo instante, a lepra desapareceu.4Jesus então lhe disse: Vê que não o digas a ninguém. Vai, porém, mostrar-te ao sacerdote e oferece o dom prescrito por Moisés em testemunho de tua cura.5Entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica:6Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito.7Disse-lhe Jesus: Eu irei e o curarei.8Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
Deus é nossa força, Jesus tinha acabado de proclamar na montanha a nova lei e lá ele dissera que o céu e a terra passarão sem que se perca uma vírgula da lei, e ao descer da montanha ele toca o leproso e o mesmo fica purificado, nas linhas da lei podia se ler que aquele que tocasse o leproso ficaria impuro e Jesus o acolhe com amor e inverte todo o sentido da lei, colocando a vida em primeiro lugar. Logo após curar o leproso, o mestre se encontra com um oficial que pede em favor de seu empregado, imagem bonita que nos convida a reconhecer a vida em cada pessoa, um chefe militar que se ocupa e preocupa com um colaborador, imagem bonita para o nosso tempo, onde o poder do capital muitas vezes leva pessoas a se julgarem melhores que as outras, palavra bonita que nos convida a refletir sobre a força do mal no chamado preconceito instalado no coração de muitas pessoas e manifesto de várias formas. Jesus ao curar o leproso e o empregado do centurião quer curar também com a sua força de amor as nossas cegueiras preconceituosas.
EXERCÍCIO DE HOJE – refletir sobre os preconceitos que alimentamos e rogar pela generosidade.
Oração final para todos os dias – Pai Nosso e gloria à Trindade Santa – santo anjo do Senhor.