Listen

Description

20-09 - 31º DIA DA NOSSA QUARESMA – MIGUEL – DEUS É MINHA FORÇA.

Sinal da cruz

O anjo do Senhor anunciou à Maria e ela concebeu do Espírito Santo.

Ave Maria.

Eis aqui a serva do Senhor faça se em mim segundo a sua Palavra.

Ave Maria.

E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós.

Ave Maria.

Rogai por nós santa mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo amém.

Infundi Senhor em Nossos corações a vossa graça nós vo-lo suplicamos afim de que, conhecendo, pela anunciação do anjo Gabriel à Virgem Maria, a encarnação de Jesus Cristo vosso Filho, cheguemos pelos merecimentos de sua paixão e morte de cruz, à glória da ressurreição, pelo mesmo Jesus Cristo vosso Filho que convosco vive e reina na Unidade do Espírito Santo. Amém!

A palavra que nos ilumina é do livro de Jeremias.

Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes que viviam em Anatot, na terra de Benjamim.2A palavra do Senhor foi-lhe dirigida no tempo de Josias, filho de Amon, rei de Judá, no décimo terceiro ano de seu reinado.3Foi-lhe ainda dirigida no tempo de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, até o fim do décimo primeiro ano do reinado de Sedecias, filho de Josias, rei de Judá, até a deportação dos habitantes de Jerusalém, no quinto mês.4Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor:5Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.6E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança.7Replicou porém o Senhor: Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar.8Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te - oráculo do Senhor.9E o Senhor, estendendo em seguida a sua mão, tocou-me na boca. E assim me falou: Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios. (Jr 1,1-9)

Jeremias era apenas uma criança diante de uma estrutura pesada, de homens e mulheres corrompidos, mas o Senhor Deus o chamou para arrancar e derrubar e destruir e para edificar algo novo, para colocar o povo nas mãos do Senhor como o oleiro pega nas mãos o barro para modelar um vaso novo. Diante do seu medo e da consciência de sua fragilidade o profeta busca a força de Deus, e o próprio Deus vai dizer, eu serei contigo, serei sua força e sua vitória.

Quando nos abrimos a ação dos anjos, Deus se faz força em nós mesmo diante dos maiores desafios. Que a palavra do profeta Jeremias nos convide a experimentar Miguel, a força de Deus em nós. Amém.

EXERCÍCIO DE HOJE – abandonar-se em Deus como o menino Jeremias deixando que a força dele fale em nós.

Oração final para todos os dias – Pai Nosso e gloria à Trindade Santa – santo anjo do Senhor.