As transformações pelas quais os sistemas alimentares do mundo todo passaram, especialmente a partir da Revolução Verde, que trouxe o aumento da produtividade por meio da monocultura e utilização de agrotóxicos em grande escala; e do surgimento e abundância de produção e consumo de ultraprocessados, que causam o adoecimento de pessoas no mundo inteiro, nos levam a um retorno aos saberes tradicionais para reaprender e promover uma alimentação mais sustentável.
Diante da necessidade de encontrar novos caminhos a partir da sabedoria ancestral, o segundo episódio principal do podcast Comida que Sustenta mergulha nos sistemas alimentares tradicionais brasileiros. E para nos aprofundarmos na conversa, contamos com a participação da nutricionista, doutoranda e mentora do Sustentarea, Jennifer Tanaka e com a Cristina Potiguara, mestra em Antropologia Social e membra da Organização da Juventude Indígena Potiguara da Paraíba e da Articulação das Mulheres Indígenas na Paraíba.
Neste episódio, as convidadas também trazem dicas de leituras para os interessados em se aprofundar ainda mais nos saberes tradicionais, que estão descritas nos créditos. E para encerrar, sempre de um jeito muito gostoso, temos o quadro “E Aí, Bora Cozinhar”, que irá ensinar a fazer nhoque de mandioca, uma das receitas mais apreciadas nos 10 anos de Sustentarea.
• SUSTENTAREA INDICA
- “Cartinha da rainha”, uma publicação mensal do Sustentarea desenvolvida pelo grupo Alimentação Brasileira - Mandioca (link para receber a cartinha)
- Capítulo “Movimentos sociais e sistemas alimentares mais justos e sustentáveis” de Jennifer Tanaka e Inara Nascimento, presente no livro “Sistemas alimentares e alimentação sustentável” das orgs. Aline Carvalho e Dirce Marchioni, Ed. Manole (link para editora)
- Marcha das margaridas (Instagram) e Marcha das mulheres indígenas (site)
- 4º feira nacional da reforma agrária entre os dias 10 e 14 de maio no Parque da Água Branca em São Paulo/SP (notícia)
- Dissertação de mestrado de Philippe Hanna de Almeida de Oliveira. Comida forte e comida fraca: alimentação e fabricação dos corpos entre os Kaingáng da terra indígena Xapecó (Santa Catarina, Brasil). 2009. (link para o documento)
- Segundo episódio da primeira temporada sobre a mandioca (link do episódio)
Outras informações estão reunidas na página do episódio | www.fsp.usp.br/sustentarea/2023/04/04/02-sistemas-alimentares-tradicionais/
• FALE CONOSCO:
Para saber mais sobre o nosso trabalho, acesse o nosso site www.fsp.usp.br/sustentarea
E-mail: sustentarea@usp.br
Instagram: instagram.com/sustentarea/
Facebook: facebook.com/sustentarea
Twitter: twitter.com/sustentarea
LinkedIn: linkedin.com/company/sustentarea/
YouTube: youtube.com/@sustentareausp
Orelo: app.orelo.cc/bRuk
• FICHA TÉCNICA
O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea,
Quem coordenou essa produção foi a Nadine Marques
Apresentação de Pamela di Christine e Mariana Hase Ueta
O apoio à pauta, roteiro e pesquisa foram de Nadine Marques, Mariana Hase Ueta e Pamela di Christine
A curadoria de receitas foi do grupo Vivências Biodiversas e de Danielle Freitas
A edição foi de Mariana Ting e as trilhas sonoras e sonoplastia, de Daniela Viana e Fernando Kuraiem
Os materiais de divulgação são de Clarissa Taguchi e Katharina Cruz
O Sustentarea é um núcleo de extensão da USP idealizado e coordenado pela professora Aline Martins de Carvalho, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.