Listen

Description

Trienal A – 24º Domingo
após Pentecostes – Amós 5.18-24

 

🌲 O ANTIGO TESTAMENTO DA SEMANA 🌲

 

[O profeta Amós nasceu em Tecoa, em Judá – Reino do Sul, mas anunciou a mensagem de Deus em Betel, em Israel – Reino do Norte, por volta de 750 a.C. Aquela sociedade vivia um período de grande prosperidade e luxo, mas também de opressão, ganância, suborno, exploração, hipocrisia religiosa e desprezo pela justiça. Amós começa sua pregação denunciando a maldade das nações vizinhas de Israel e dizendo que chegaria o dia em que Deus as castigaria. Daí os israelitas quererem que este dia chegasse logo. Mas aí vem o trecho a seguir, em que Amós deixa claro que, naquele Dia, também os israelitas poderiam ser castigados por causa de sua hipocrisia, falta de honestidade e injustiça. O trecho a seguir tem inúmeras passagens paralelas, tais como 1Samuel 15.22; Provérbios 21.3; Isaías 13.6-10; Jeremias 7.21-23; Oséias 6.6; Miqueias 6.6-8; Zacarias 14.1-21 e Malaquias 4.5. No Evangelho desta semana, Mateus 25.1-13, Jesus também alerta para a necessidade de estarmos preparados para nos encontrar com Deus.]

 

Amós 5.18-24

 

O Dia do SENHOR

 

"Ai dos que querem que venha o Dia do SENHOR! Por que é que vocês querem esse dia? Pois será um dia de escuridão e não de luz. Será como um homem que foge de um leão e dá de cara com um urso; ou como alguém que entra em casa e encosta a mão na parede e é picado por uma cobra. O Dia do SENHOR não será um dia de luz; pelo contrário, será um dia de trevas, de escuridão total.

 

Justiça e não sacrifícios

 

O SENHOR diz ao seu povo:

— Eu odeio, eu detesto as suas festas religiosas; não tolero as suas reuniões solenes. Não aceito animais que são queimados em sacrifício, nem as ofertas de cereais, nem os animais gordos que vocês oferecem como sacrifícios de paz. Parem com o barulho das suas canções religiosas; não quero mais ouvir a música de harpas. Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr."

 

CEL REDENTOR — congregar, crescer e servir.