Listen

Description

Trienal A – 21º Domingo
após Pentecostes – Isaías 45.1-7                                      

 

🌿 O ANTIGO TESTAMENTO DA SEMANA 🌿

 

[Deus usa mesmo os pagãos para alcançar os seus propósitos. O trecho a seguir exemplifica isso ao mencionar Ciro, o rei da Babilônia e da Pérsia, como aquele que Deus levanta para libertar o seu povo do cativeiro na Babilônia. Esta libertação está registrada em textos como Isaías 44.28, 2Crônicas 36.22-23 e Esdras 1, 4 e 6. É a única vez no Antigo Testamento em que se diz explicitamente que o Deus de Israel "ungiu" (isto é, "consagrou", "dedicou", "separou" ou "abençoou") um pagão como um rei a seu serviço. Este trecho faz lembrar que toda a autoridade emana de Deus (Romanos 13), que é Deus quem governa o mundo (Provérbios 21.1) e que "todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8.28). Este trecho também tem uma profunda conexão com o salmo da semana (Salmo 96), que fala de Deus como o verdadeiro Soberano de toda a terra. A relação entre Deus e as autoridades voltará a ser aludida por Jesus no Evangelho da semana (Mateus 22.15-22).]

 

Isaías 45.1-7

 

Deus escolhe Ciro para cumprir o seu plano

 

"O SENHOR ungiu Ciro como rei. Ele o pegou pela mão direita e lhe deu poder para conquistar nações e derrotar reis. Para que Ciro entre nas cidades, o SENHOR abre os portões, e ninguém pode fechá-los de novo.

 

O SENHOR Deus diz a Ciro: “Eu irei na sua frente e aplanarei as montanhas; arrebentarei portões de bronze e quebrarei as suas trancas de ferro. Eu lhe darei tesouros escondidos, riquezas guardadas em lugares secretos a fim de que você saiba que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que o chama pelo nome. Eu o estou chamando para que você ajude o povo de Israel, o meu povo escolhido. E, embora você não me conheça, eu lhe dou um título de honra.

 

“Eu, e somente eu, sou o SENHOR; não há outro deus além de mim. Embora você não me conheça, eu lhe dou força para lutar. Faço isso para que, de leste a oeste, o mundo inteiro saiba que além de mim não existe outro deus. Eu, e somente eu, sou o SENHOR. Eu sou o Criador da luz e da escuridão e mando bênçãos e maldições; eu, o SENHOR, faço tudo isso."

 

CEL REDENTOR — congregar, crescer e servir.