Trienal A – 4º Domingo após Pentecostes – Jeremias 20.7-13
🌱 O ANTIGO TESTAMENTO DA SEMANA 🌱
[Jeremias exerceu seu ministério profético entre 628 e 580 a.C., às vésperas de o povo de Judá ser levado para o cativeiro na Babilônia. Neste período conturbado, Jeremias denunciou a corrupção e a maldade da classe política e da liderança religiosa, além da incredulidade e imoralidade do povo. Por causa disso, foi constantemente ameaçado e perseguido. No livro de Jeremias, estão registradas seis "confissões" em que o profeta se queixa de sua sorte a Deus: Jeremias 11.18-23; 12.1-6; 15.10-21; 17.14-18; 18.18-23; 20.7-18. Note como Jeremias se sente irado e esgotado no início do trecho a seguir e, mais para o final, parece acalmar-se, pois já colocou a sua causa nas mãos do Deus em quem confia e que pode livrar os pobres do poder dos maus.]
Jeremias 20.7-13
A queixa de Jeremias
"Ó SENHOR Deus, tu me enganaste, e eu fiquei enganado. Tu és mais forte do que eu e me dominaste. Todos zombam de mim, caçoando o dia inteiro. Cada vez que falo, tenho de gritar e anunciar: “Violência! Destruição!”
Ó SENHOR, eles me desprezam e zombam de mim o tempo todo
porque anuncio a tua mensagem. Mas, quando penso: “Vou esquecer o SENHOR e não falarei mais em seu nome”, então a tua mensagem fica presa dentro de mim e queima como fogo no meu coração. Estou cansado de guardá-la e não posso mais aguentar.
Ouço as multidões cochichando: “Há terror-por-todos-os-lados.” E dizem: “Acusem Jeremias! Vamos denunciá-lo!”
Até os meus amigos íntimos esperam que eu tropece. Eles dizem: “Talvez ele caia numa armadilha; então nós o pegaremos e nos vingaremos.”
Mas tu, ó SENHOR, estás comigo e és forte e poderoso. Os que me perseguem tropeçarão e nunca vencerão. Eles ficarão muito envergonhados por causa do seu fracasso. A desgraça deles não acabará e nunca será esquecida.
Assim, ó SENHOR Todo-Poderoso, com justiça tu nos pões à prova, pois sabes o que está na nossa mente e no nosso coração. Deixa que eu veja a tua vingança contra os meus inimigos, pois coloquei a minha causa nas tuas mãos.
Cantem ao SENHOR Deus, louvem o SENHOR porque ele livra os pobres do poder dos maus."
CEL REDENTOR — congregar, crescer e servir.