Trienal A – 14º Domingo
após Pentecostes – Salmo 26
🌿 O SALMO DA SEMANA 🌿
[Neste salmo, Davi suplica que Deus o julgue e o declare inocente, pois ele procura fazer o que é certo e confia totalmente em Deus. Davi afirma que o amor de Deus o guia e a verdade de Deus sempre o orienta. Por isso, Davi evita a companhia de pessoas falsas e perversas, preferindo estar com o povo de Deus e louvar a Deus no Templo. Davi conclui sua oração pedindo que Deus tenha compaixão dele e o salve, mantendo-o fiel apesar da oposição daqueles que desgostam de Deus e querem desviar e destruir o seu povo. As demais leituras dessa semana (Jeremias 15.15-21; Romanos 12.9-21 e Mateus 16.21-28) também falarão da oposição do mundo ao povo e aos planos de Deus e de como Deus supera esta oposição com paciência e firmeza por meio de Cristo Jesus.]
Salmo 26
Oração de uma pessoa inocente
De Davi.
"Ó SENHOR Deus, declara que estou inocente, pois faço o que é certo e confio inteiramente em ti. Examina-me e põe-me à prova, ó SENHOR; julga os meus desejos e os meus pensamentos, pois o teu amor me guia, e a tua verdade sempre me orienta.
Eu não ando na companhia de gente falsa e não vivo com hipócritas. Não me ajunto com os perversos e não ando com os maus.
Ó SENHOR Deus, lavo as mãos para mostrar que estou inocente. Ando em volta do teu altar junto com os que te adoram, cantando um hino de gratidão e falando das tuas obras maravilhosas.
Ó SENHOR Deus, eu amo a casa onde vives, o lugar onde está presente a tua glória.
Não me destruas junto com os que não querem saber de ti; livra-me do castigo que recebem os assassinos — aqueles que vivem fazendo o mal e que estão sempre prontos para receber suborno.
Eu, porém, faço o que é certo. Tem compaixão de mim e salva-me. Estou livre de todos os perigos; nas reuniões de adoração, eu louvarei a Deus, o SENHOR."
CEL REDENTOR — congregar, crescer e servir.