Listen

Description

Trienal A – 15º Domingo
após Pentecostes – Salmo 32.1-7                                     

 

🌿 O SALMO DA SEMANA 🌿

 

[Esta poesia de Davi é um dos sete salmos "penitenciais", isto é, orações que expressam a tristeza por pecados cometidos, seguida pelo arrependimento e pelo pedido de perdão. Os salmos penitenciais são os seguintes: 6, 32, 38, 51, 102, 130 e 143. No Salmo 32, Davi demonstra que a culpa por um erro cometido sufoca mais e mais a consciência, que só se alivia mediante a confissão e o perdão. Deus está sempre disposto a nos ouvir, perdoar e receber de volta. Este tema — consciência do pecado, arrependimento e perdão — aparecerá também nas demais leitura dessa semana (Ezequiel 33.7-9; Romanos 13.1-10; Mateus
18.1-20).]

 

Salmo 32.1-7

 

Confissão e perdão

 

Poesia de Davi.

 

"Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Feliz aquele que o SENHOR Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade!

 

Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados.

 

Por isso, nos momentos de angústia, todos os que são fiéis a ti devem orar. Assim, quando as grandes ondas de sofrimento vierem, não chegarão até eles.

 

Tu és o meu esconderijo; tu me livras da aflição. Eu canto bem alto a tua
salvação, pois me tens protegido."

 

CEL REDENTOR — congregar, crescer e servir.