Listen

Description

A física quântica é uma das áreas mais bem sucedidas da ciência moderna, ela descreve como o mundo funciona no seu nível mais fundamental. A computação quântica, uma das principais aplicações da física quântica estuda o desenvolvimento de algoritmos e softwares com base em informações que são processadas por sistemas quânticos como átomos, fótons ou partículas subatômicas. 

Computadores quânticos tem o potencial de resolver alguns dos problemas mais complexos estão além do alcance dos super computadores clássicos mais poderosos, diferentemente dos computadores clássicos, os computadores quânticos operam de acordo com as leis probabilísticas da física quântica.

 Os computadores quânticos não vieram para substituir os computadores clássicos pois eles operam de uma forma bastante diferente permitindo fazer cálculos que os computadores clássicos simplesmente não podem fazer. Nestes computadores quânticos a informação é obtida, por exemplo, a partir da direção do Spin de um átomo, da polarização de um fóton, dos níveis de energia de um aglomerado de átomos. 

Nos últimos anos os avanços tecnológicos permitiram a criação dos primeiros processadores quânticos funcionais, desde então, o avanço na construção do chips quânticos vem acontecendo em ritmo acelerado. Em parte, devido a um grande interesse comercial dos setores de segurança criptografia, medicina e outros.

No programa de hoje conversamos com a professora Hilma Helena Macedo de Vasconcelos, prof. do Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará, sobre computadores quânticos! Iremos abordar o que é a computação quântica, qual a diferença entre um computador "clássico" e um quântico, quais os benefícios que um computador quântico traz e como ele funciona, sua principais aplicações e também iremos explicar diversos termos abordados no storytelling sobre o tema!