Certamente, você já ouviu falar sobre Ecologia.
Mas...O que é ecologia?
Como podemos definir essa ciência? O termo “Ecologia” é atribuído ao biólogo alemão Ernst Haeckel que em 1869 definiu a ecologia como “a ciência capaz de compreender a relação do organismo com seu ambiente”.
Desde então o escopo da Ecologia tem apresentado modificações e muitos conceitos com diferentes significados, têm sido a ela atribuída. A palavra ECOLOGIA é derivada dos termos gregos “Oikos”, que significa “casa” ou “lugar onde se vive”, e “logos”, que significa “estudo”. Assim, a Ecologia pode ser compreendida como o estudo do “lugar onde se vive”, com ênfase sobre “a totalidade ou padrão de relações entre os organismos e o seu ambiente”.
Na década de 1950, o zóologo e ecólogo estadunidense Eugene Odum definiu a ecologia como o estudo das relações dos organismos ou grupos de organismos com o seu ambiente, ou a ciência das inter-relações que ligam os organismos vivos ao seu ambiente. Odum defendeu a ecologia como uma nova ciência integrativa, e ficou conhecido como o “pai da ecologia de ecossistemas moderna”.
A Ecologia compreende o estudo das relações entre os organismos e a totalidade dos fatores físicos, químicos e biológicos que afetam ou são afetados por eles, buscando compreender como o organismo afeta seu ambiente e como este, por sua vez, afeta o organismo.
Esta ciência traz contribuições muito relevantes para o estudo da natureza e para a sua preservação. Essa área de estudos também ajuda a entender como a presença de uma espécie ou a sua ausência pode impactar uma comunidade.