O conhecimento científico é produzido a partir de atividades científicas e este conhecimento busca constantemente esclarecer e verificar fenômenos por meio de observação e investigação. O ensino de ciências é um campo do conhecimento que oferece uma visão científica do mundo real e o desenvolvimento das habilidades de raciocínio desde a mais tenra idade, podendo, assim, despertar nas crianças e nos jovens o gosto pela ciência.
Esta reflexão possibilita que a criança desde muito cedo possa observar, explorar, investigar e construir conhecimentos científicos, o ensino de ciências permite introduzir o aluno na investigação e na interpretação dos fenômenos naturais podendo, assim, se tornar umas das vias que possibilitam a compreensão e o entendimento do mundo, contribuindo para a formação de futuros cientistas. A pesquisa no ensino de ciências estabelecer uma mudança de compreensão do significado de ensinar ciências, principalmente na formação do docente, resgatando o caráter investigativo e da redescoberta na ciência.
Alguns desses trabalhos de pesquisa buscam estudar diferentes estratégias metodológicas que permitam ao professor estabelecer um ciclo de ensino e aprendizagem dinâmico, objetivo e inovador. Fundamentando-se em metodologias que possam sim auxiliar o processo de ensino a aprendizagem das ciências.
No programa de hoje continuamos a nossa conversa com a professora Hilma Helena Macedo de Vasconcelos, profa. do Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará (UFC), sobre computadores quânticos! Iremos focar no funcionamento de computadores quânticos, partindo da menor unidade de informação quântica, os Qubits, sempre fazendo a conexão com os casos clássicos, iremos abordar algoritmos que podem ser realizados com computadores quânticos para mostrar o seu poder e por fim vamos conversar um pouco sobre como começar a estudar esse importantíssimo assunto!