O carbono é o elemento químico mais usado como fonte de energia do nosso mundo. Será que o conteúdo total do elemento carbono do planeta Terra é constante? Desde a revolução industrial para cá o homem tem tirado o carbono da crosta terrestre e lançado na atmosfera. Temos como fazer esse carbono retornar para o solo plantas e oceano antes do efeito estufa matar a vida na terra? Por quanto tempo continuaremos a usar esse elemento químico? Essas questões e esse debate não é novo. Escute o seguinte diálogo:
- O que usaremos no lugar do carvão?
- Água.
- água? a água como combustível para caldeiras e motores? Água para esquentar? Água?
- Sim, a água decomposta em seus elementos primitivos e claro que decomposta pela eletricidade. Sim meu amigo eu acredito que algum dia a água será usada como combustível Acredito que o hidrogênio e ou o oxigênio serão fontes inesgotáveis de calor e luz. De uma intensidade que o carvão jamais poderá fornecer.
Esse diálogo é do livro A Ilha Misteriosa de Júlio Verne publicado em mil oitocentos e setenta e cinco. Isso parecia uma ficção a quase cento e cinquenta anos atrás se tornou uma realidade e hoje procuramos substituir o carbono pelo hidrogênio gerado de uma fonte limpa. O hidrogênio verde.
Esse é o primeiro programa sobre hidrogênio verde gravado com as professoras Fernanda Leite Lobo, Professora do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Diana Azevedo, do departamento de engenharia química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Vamos falar sobre o que é o hidrogênio verde, como ele pode ser obtido, quais seus benefícios, as pesquisas feitas na Universidade sobre o tema e muito mais!