Quem nunca ouviu falar sobre o homem das cavernas?
As cavernas foram utilizadas pelo homem primitivo, como um ambiente seguro para moradia. Em tempos pré-históricos, esses lugares protegiam os nossos antepassados das intempéries e dos animais selvagens.
Com o fim das eras glaciais, o homem abandona as grutas e instala-se nos campos. Essas passam então, a servir de armazéns, lugares de culto ou túmulos funerários.
Só a partir da segunda metade do séc. XIX (19), as cavernas começam novamente, a ser alvo de visitas e explorações. Agora já não é a busca de proteção, mas sim a curiosidade, que faz o homem regressar a esses fascinantes lugares.
As primeiras expedições de carácter científico, eram motivadas pela Paleontologia, ciência que busca os vestígios do homem e dos animais pré-históricos. Crê-se que tenham sido os participantes dessas expedições, que mais tarde se agruparam e se tornaram os primeiros espeleólogos, aqueles que estudam as cavernas.
As cavernas hoje são estudadas por espeleólogos e os arqueólogos estudam as suas pinturas rupestres.
Hoje algumas cavernas tornaram-se um local turístico, como a Son Doong do Vietnã que possui 9 km de extensão, 200 m de largura e 150 m de altura, essa caverna vietnamita é considerada a maior do mundo. O local foi encontrado em 1991, mas só em 2009 foi devidamente explorado.
Atualmente no Brasil, existem mais de 6.000 cavernas cadastradas, catalogadas e mapeadas no país, mas estima-se que possa haver muito mais.
Os espeleologistas destacam os estados de Minas Gerais e São Paulo, pois ambos reúnem a maior e mais importante concentração de cavernas.
No Ceará, até 2018 foi registrado a existência de 217 cavernas. O Parque Nacional de Ubajara é responsável pela preservação e conservação de 11 (onze) Cavernas, onde a Gruta de Ubajara, é aberta à visitação.
No programa de hoje conversamos com o Professor e Doutor César Ulisses Vieira Veríssimo, professor titular do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), sobre cavernas! Vamos falar sobre que são cavernas, suas características, qual a importância de se estudar cavernas atualmente, quais os riscos na exploração de uma caverna e também iremos falar sobre o trabalho do professor de mapeamento de cavernas no Ceará!