Listen

Description

Segundo o relatório “Movimento é Vida”, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (pnud), a prática de exercícios físicos por mulheres no país é 40% inferior aos homens, isso evidencia a persistente desigualdade de gênero no país que afeta, também, a área esportiva.

A falta de incentivos financeiros e patrocínio permanecem sendo os maiores adversários das mulheres no esporte. Ao mesmo passo, é possível observar avanços na história das mulheres no esporte, alguns exemplos são as transmissões televisivas de campeonatos como a copa mundial feminina de futebol 2019 e de 2023 e a projeção de figuras públicas que valorizam o esporte feminino como a atual Ministra dos Esportes Ana Moser.

Para falar com a gente sobre a inserção das mulheres no handebol, convidamos Luciene Araújo, professora de educação física, ex-atleta de handebol e treinadora. Já para conversar conosco sobre a presença e desafio das mulheres no futebol, convidamos Fabya Santos, professora e técnica do time de futebol feminino profissional do Náutico.

....
Este programa é uma realização Brasil de Fato Pernambuco

e conta com apresentação e roteiro de: Iyalê Tahyrine

produção de  Iyalê Tahyrine e Fátima Pereira

edição de Fátima Pereira

e apoio: equipe de jornalismo do Brasil de Fato.