Como cenários onde a desigualdade predomina podem ser ambientes de acesso a criatividade?
Nesse episódio, Romildo Rocha conta como trabalhos de arte e mobilização aplicados a comunidades carentes podem mudar a visão estereotipada desses locais e transformar a consciência dos próprios moradores.
Rocha comenta sobre como seu projeto Cores da Vila se tornou referência, gerando espaço de criatividade para as crianças que têm pouco acesso a ferramentas e conteúdos de incentivo à criação.
Hosts: Andréia Damaceno e Isadora Tonet
Convidado:
Romildo Rocha, artista visual de São Luís, trabalha aspectos da cultura e do cotidiano nordestino em ilustrações e murais pela cidade.
Inspirado fortemente pela Literatura de Cordel e pela xilogravura - reprodução de imagens a partir de madeira entalhada - ele revela os encantos regionais, desde a quebradeira de côco, a lida dos vaqueiros com o gados até as nuances dos sotaques de bumba-meu-boi em uma linguagem visual própria.
Designer formado pela Universidade Federal do Maranhão é organizador do CORES DA VILA, projeto social que acontece anualmente em São Luís, com o intuito de levar arte e assistência social à comunidade da Vila Embratel, bairro periférico da capital maranhense.
Siga o Romildo nas redes sociais @rocha1p e o projeto @coresdavila
--
Podcast Inspiradas - powered by Estúdio Lúmina
Já segue a gente no Instagram?