Neste primeiro episódio real oficial do Podcast Tia Berta partimos do conceito de representação no audiovisual e acabamos falando sobre o que é uma conversa entre mulheres, o que é ser competente, narrativas de heróis e heroínas e a importância de criticar a mídia que amamos.
Falamos também sobre os novos critérios de diversidade na escolha de Melhor Filme do Oscar, e, claro, discutimos o seu real impacto. Spoiler: não é tão significativo assim. Ainda dentro do tema da representação no audiovisual, falamos de alguns testes que tentam apontar questões específicas sobre as obras, como o teste de Bechdel, Mako Mori, Tauriel e Sexy Lamp. Para saber mais sobre os testes, e sobre algumas análises que fizemos no #ElasNoOscar, acesse https://bit.ly/3kUWIfw.
Neste episódio, abrimos pela primeira vez o Baú da Tia Berta, com dicas sobre obras culturais dos nossos apresentadores e convidados.
Algumas outras menções feitas no episódio:
Esperamos que gostem e que comecem a questionar também o audiovisual que vocês gostam! Acompanhem os próximos episódios.
Apresentadores: Rafael Maximiniano (@rafamax) e Bárbara Alpino (@babi.alpino)
Convidada: Risla Miranda (@rislamiranda)
Edição: Rafael Maximiniano (@rafamax)
Produção: Coletivo Arte Aberta (@arteaberta)
Vinhetas na voz de: Cibelle Canto (@cibelle_canto)
Música: Artur Mendes (@hause_estudio)