Listen

Description

Reflexão baseada na mensagem do Culto de Santa Ceia pelo Pr. Denis Almeida do dia 11/04/2021.

Tema: In Memorian

Textos: João 13:1-5; Mateus 26:17-19; 26-30; João 17:20-21

No momento da Ceia, da Última Ceia, em que Jesus realizou com seus Apóstolos vemos ensinamentos que muitas vezes não notamos de imediato. Vamos a eles:

1. A preparação da Ceia.

Os discípulos indagaram a Jesus sobre a organização da festa da Páscoa, no entanto, Jesus orienta o que deveriam fazer como se já tivesse pensado antes deles. 

Aprendemos: Jesus tem interesse em se relacionar conosco antes de nós mesmos. 

Para discussão: Quais a formas de nos relacionarmos com Jesus?

2. O debate infrutífero durante a Ceia.

Em alguns momentos na trajetória dos discípulos com Jesus, surge uma discussão sobre quem seria maior ou menor, quem estaria ao lado de Jesus quando fosse reinar. E essa discussão chegou na Ceia, e Jesus mostrou através do “lava-pés” como eles (e nós) deveriam agir diante dessa temática. 

Aprendemos: Nós precisamos parar de nos ocupar com discussões inúteis e carnais. Vemos muito isso em nosso dias, quem tá certo, quem tá errado, quem é o melhor, quem é o pior. Precisamos perceber os ensinamentos de Jesus e a sua vontade. 

Para discussão: Onde podemos perceber discussões inúteis e infrutíferas em nossa vida e sociedade? 

3. O Amor de Jesus simbolizada pelo Pão e o Vinho. 

O momento alto da Ceia, é justamente quando Jesus faz a menção da sua entrega ao repartir e pão como sendo a sua carne, e a entrega do vinho como sendo o seu sangue. Esse ato tem sido repetido desde então até os dias de hoje, para sempre nos lembrar desse amor imensurável. 

Aprendemos: o pão e o vinho não são as substâncias de Jesus, como se ele tivesse nos elementos, mas sim uma memória em que através deste sacramento nos faz lembrar do seu amor e que um dia virá nos buscar. 

Para discussão: Como é para você participar da Santa Ceia?

4. A oração de Jesus.

O momento da Ceia não era somente para eles comerem, mas também para estarem em comunhão e aprenderem de Jesus. Um dos momentos que chama atenção é quando Jesus intercede por nós, em 2021. 

*Aprendemos: * Jesus orava por nós, nos via pela fé, que aquela Ceia seria repetida para os séculos à frente. 

Para discussão: Por que Jesus orou por nós?