A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu em Belém do pará, que já se chamou estado do Grão-Pará, você sabia que o estado do Pará, já foi um estado independente e à parte do Brasil ? Inclusive a independência do Brasil não foi reconhecida por lá, eles continuaram ligados a coroa portuguesa e não a do Brasil. Eles só aceitaram fazer parte do estado federativo do Brasil, um ano após a declaração da independência, feita pelo imperador Dom Pedro II. Isso obviamente levou muita confusão para a região, que cansados de ter sempre o presidente da província escolhido pela corte, um tipo de governador, na capital do Brasil e o fato do estado do Pará ser muito longe das duas capitais que já haviam tido no país, naturalmente deixava também o estado isolado das decisões, sem um apoio digno financeiro do estado e praticamente por conta própria.
Assim como na maioria das revoltas no Brasil, elas sempre vem com um contexto de liberdade, porém sempre são pensadas e comandadas por algumas elites que se veem prejudicadas pelo sistema, manipulam as massas, o povo, e os fazem acreditar que estão lutando por uma causa justa.
Cabanagem porém, saiu do controle dessa elite, que foi feita pelos próprios cabanos que se espalharam de canoas e barcos pequenos em cada um dos muitos rios que existem na região e fizeram com que a população os apoiasse e ainda mais do que isso, lutassem ao lado deles.
A câmara municipal foi invadida por eles, que com aproximadamente 8 mil pessoas tomaram o edifício, matando o presidente da província, chegando ao poder e conquistando independência do Brasil, por escolherem quem estaria no poder e por não mais se retratarem a capital.
Depois disso, muita coisa aconteceu e muitas batalhas foram travadas, mas se você quiser saber mais sobre a cabanagem, vem com a gente.