Nascido no Rio de Janeiro, Jonathan Raymundo é historiador, filósofo e poeta. É também um reconhecido palestrante sobre as questões raciais no Brasil. Ao longo dos últimos anos, Jonathan vem atingindo centenas de milhares de pessoas com seus textos nas redes sociais, com ideias propagadas de forma ponderada e seu modo de pensar a sociedade.
Nosso convidado é também idealizador e produtor de um expressivo festival, o Wakanda in Madureira, que vem rompendo fronteiras e arrastando milhares de pessoas ao longo dos últimos anos. O evento, que nasceu como um piquenique de negros, se transformou numa grande celebração do afeto afro, sendo realizado gratuitamente, com música, gastronomia, moda, artesanato, poesia, roda de samba e espaço infantil. Escritor e colunista do Site Movimento Black Money, é dele a frase: "Fingimos que as coisas não existem, que o racismo não existe, que não somos violentos numa cidade extremamente violenta, e que vivemos em uma democracia racial."
No episódio, Rafael Meneses e Jonathan conversam de forma corajosa sobre isso tudo e muitas outras coisas pertinentes ao mundo de hoje.