Listen

Description

Por Walter de Lima Filho.

Nós precisamos aprender a diferença entre “congregar” e “frequentar”. Congregar não é simplesmente fazer parte de uma denominação e praticar seus regulamentos internos. De acordo com a Bíblia, a reunião entre os irmãos é necessária, mas ela deve acontecer para que os objetivos divinos sejam alcançados.

Infelizmente, o denominacionalismo semeou muitas ideias e métodos impróprios às mentes das pessoas, contrariando a forma que Deus estabeleceu para o Seu povo congregar. A finalidade desses métodos humanos é manter as pessoas em seus assentos e ir aumentando a frequência. Para isso, vários métodos são usados como chamarizes, “segundo as necessidades e tendências humanas”. Esses métodos se caracterizam por diferentes estilos de trabalho adotados por várias igrejas locais. A justificativa para tais métodos é a de dar esperança e alegrias às pessoas.

 

Como frequentadoras das reuniões, lhes é passado uma sensação de que já alcançaram a plena graça de Deus, a salvação e o perdão divino pelos seus
pecados, fazendo-os achar que estão livres de toda e qualquer justiça divina. No entanto, isso é muito perigoso, pois os métodos humanos podem conduzir as pessoas a uma armadilha mortal.