21/06/2024
A migrânea hemiplégica é uma forma rara de migrânea com aura que inclui fraqueza motora plenamente reversível, além de sintomas visuais, sensoriais e/ou de linguagem plenamente reversíveis. Pode ser esporádica ou familiar, e a fisiopatologia ainda é incerta¹.
Um caso relatado envolveu uma paciente de 55 anos que apresentou cefaleia holocraniana severa associada à afasia motora, sem déficit motor. Ela tinha histórico de episódios recorrentes de cefaleia na infância e adolescência. Após investigação, foi aventada a hipótese diagnóstica de migrânea hemiplégica. O tratamento incluiu topiramato e amitriptilina, e a paciente foi encaminhada ao ambulatório de neurologia¹.
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando sintomas semelhantes, é importante procurar um médico para avaliação e diagnóstico adequados. A migrânea hemiplégica pode ser confundida com outras condições, e o tratamento profilático deve ser individualizado, considerando o perfil do paciente²⁻³. Lembre-se de sempre buscar orientação médica para obter o melhor cuidado possível.
Saiba mais