Listen

Description

https://www.italki.com/affshare?ref=af4364411

Agende uma aula comigo ,)

Quando imaginamos sobre uma rebelião chamada revolta da cachaça logo pensando que seria um grupo de bêbados desocupados querendo o direito de beber a branquinha ou que um grupo de cacheiros decidem protestar contra o preço da pinga, não é ?

Mas o que vou falar não é sobre isso, e sim sobre o direito de produzir a marvada no Brasil. Vamos a história.

Em 1660, a câmara dos vereados da capitania do Rio de Janeiro decidiu liberar a produção de cachaça no região novamente, pois a coroa portuguesa tinha proibido essa produção para proteger a bebida vendida lá em Portugal - que havia uma bebida destilada feita com a bagaço de uva chamada bagaceira - para que não houvesse competição. O governador da época chamado Salvador de Sá decidiu que os produtores teriam que pagar uma taxa para sua produção para que a caninha pudesse ser produzido no Brasil novamente.

Claro que os produtores não gostaram nada de uma taxa para poderem produzir, decidiram se juntar e também conseguir que uma parte da população pudesse ficar ao lado deles para irem em frente ao governo para protestarem contra a taxa, pois também a população já estava cansada de pagar taxa atrás de taxa.

Para continuar, acesse: