Listen

Description

Acesse a transcrição:

https://obrasileirissimo.wordpress.com/2023/08/20/pronomes-indefinidos-tudo-todo-toda/

Neste episódio, vamos tratar dos pronomes indefinidos tudo, todo, toda, todo o, toda a, todos os e todas as…

Usamos o pronome tudo, escrito com a vogal U, na primeira sílaba, para representar um grupo de coisas, ou seja, uma totalidade indefinida de algo. O tudo é auto-suficiente, ele não precisa de nenhum complemento. Exemplo: eu falei tudo! (Nesse exemplo, não especifico o que falei, mas subentendemos que eu disse todas as coisas que eu precisava dizer). 

Outro exemplo: Tudo o que você disser, será usado contra você! Ou seja, todas as coisas que você disser, serão usadas contra você. Você percebe que o “tudo” engloba “todas as coisas”, ele encurta nossa explicação… O tudo nunca pode ser escrito no plural nem pode flexionar em gênero. É sempre “tudo”. 

Todo e Toda é um pronome que precisa de um complemento e deve ser flexionado em gênero dependendo do substantivo, adjetivo ou advérbio que colocamos após seu uso. Exemplo: Todo quadrado tem 4 lados. Todo triângulo tem 3 lados. Toda fruta tem casca. Todo país possui um regime de governo. Toda casa tem parede, porta e janela. Ela é toda bonita. Ele é todo atlético.