Você consegue pensar em alguma experiência na sua vida em que se sentiu constrangido e pensativo sobre fazer algo em função da sua orientação sexual? Teve medo de ir a algum lugar por ser negro, ou indígena, ou uma pessoa com deficiência? Já se sentiu observado ou desconfortável em algum espaço público por conta de seu modo de ser e dos marcadores sociais que fazem com que você seja quem é?
Pois é. No nosso cotidiano experiências simples como ir a uma unidade básica de saúde, se matricular em uma escola ou ir a um supermercado podem ser diferentes pelo modo como as desigualdades formam parte da nossa sociedade. Em contextos ainda mais complexos, como as pandemias e epidemias, essas desigualdades também dizem muito sobre como cada grupo social pode responder e ser impactado e como as respostas vão ser construídas.
Para debater os encontros e desencontros entre pandemias e desigualdades no episódio de hoje recebemos Ariadne Ribeiro, que além de doutora em psiquiatria e psicologia médica, é consultora de comunidade no UNAIDS.
Fontes e recomendações
Artigo Rudi Rocha e coautoras - “Effect of socioeconomic inequalities and vulnerabilities on health-system preparedness and response to COVID-19 in Brazil: a comprehensive analysis”
Congresso em Foco sobre a matéria no The Lancet - Desigualdade social é determinante em avanço da pandemia, aponta pesquisador
Créditos
Neste episódio usamos áudios de discurso de Martin Luther King Jr (1963) e músicas de Pato Fu (Uh uh uh la la la eh eh) e Produto Interno (Rodo pra mudar o mundo).
O Viveração é um podcast promovido pela Aliança Nacional LGBTI+. A coordenação geral é de Augusto Menna Barreto, que também apresenta e assina o roteiro deste episódio com Thiago Oliveira. A locução inicial é de Matheus Freitas. Textos de apresentação, edição e mixagem de som são de Thiago Oliveira. Breno Gonçalves é responsável pela secretaria do projeto, Alisson Souza e Camila Córdova são responsáveis pela identidade visual, comunicação e redes sociais.