A cada ano o gasto das famílias brasileiras com medicação cresce. Em miúdos, isso significa que temos mais pessoas precisando acessar medicamentos para garantir sua saúde, e também um impacto no orçamento doméstico por conta dessa demanda. Aliado a esse gasto doméstico, muitas famílias dependem da oferta de medicamentos feita pelo sistema de saúde. Em ambos os casos, o custo dessa medicação continua sendo um elemento importante para entender quem tem acesso ou não à saúde.
O episódio de hoje recebe dois especialistas nesse debate para que a gente possa entender quais são os bastidores por trás da produção e aquisição de medicamentos. Luciana Lopes é farmacêutica, doutoranda em Saúde Pública e diretora executiva da UAEM (Universidades Aliadas pelos Medicamentos Essenciais), além de apresentadora do podcast Entropia. Além dela, contamos com a participação do Pedro Villardi, sanitarista, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da Rede Brasileira pela Integração dos Povos, e coordenador de projetos na ABIA.
Referências e sugestões
Podcast Entropia → https://pod.link/1541963578
Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual → www.deolhonaspatentes.org.br
Vacina para Todos → https://www.vacinaparatodas.redesolidaria.org.br
Créditos
Neste programa usamos músicas de Pato Fu (uh uh uh la la la eh eh) e Wings (Medicine Jar). A música incidental de fundo é de
O Viveração é um podcast promovido pela Aliança Nacional LGBTI+. A coordenação geral é de Augusto Menna Barreto, que também apresenta e assina o roteiro deste episódio com Thiago Oliveira. A locução inicial é de Matheus Freitas. Textos de apresentação, edição e mixagem de som são de Thiago Oliveira. Breno Gonçalves é responsável pela secretaria do projeto, Alisson Souza e Camila Córdova são responsáveis pela identidade visual, comunicação e redes sociais.