Listen

Description

Desde o seu aparecimento, no começo dos anos 1990, os medicamentos têm sido um importante aliado na busca pela garantia da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV. Apesar daquelas imagens tão comuns sobre as muitas pílulas que deveriam ser tomadas ao longo do dia não fazerem mais parte da experiência contemporânea com os medicamentos, ainda restam alguns mitos e dúvidas.

Desde 1996, os medicamentos que constituem a terapia de controle do HIV é distribuída de forma gratuita no SUS, e desde 2013 o acesso à medicação é garantido a toda pessoa desde o diagnóstico, não importando sua carga viral.

Mas… mitos de um lado, melhoria nos medicamentos de outro, ainda tem muita coisa pra confundir a gente. CD4, carga viral, indetectável, TARV… é muita coisa para processar e entender, e por isso a gente convidou dois farmacêuticos que vão nos ajudar e tirar algumas dúvidas sobre o que são essas coisas e como a Terapia Antirretroviral funcional hoje em dia e o que mudou nesses quase 30 anos.

Nossos convidados para o episódio de hoje foram Devlyn Schil (@devlyns), farmacêutico residente no hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, e também gerenciador da página “Tudo sobre HIV” no instagram. Junto dele participou também o Eduardo Soares (@eduhsoares), farmacêutico curitibano especialista em antirretrovirais e que atualmente trabalha em dois hospitais da rede pública paranaense.



Créditos
:

Neste episódio usamos músicas de Pato Fu (Uh lu lu la la la ie ie) Xuxa (ABC da Xuxa) e The Smiths (What difference does it make?).



O Viveração é um podcast promovido pela Aliança Nacional LGBTI+. A coordenação geral é de Augusto Menna Barreto, que também apresenta e assina o roteiro deste episódio com Thiago Oliveira. A locução inicial é de Matheus Freitas. Textos de apresentação, edição e mixagem de som são de Thiago Oliveira. Breno Gonçalves é responsável pela secretaria do projeto, Alisson Souza  e Camila Córdova são responsáveis pela identidade visual, comunicação e redes sociais.