Listen

Description

Capítulo 1 – Carta aos Romanos – Estudo bíblico - Estudando a Bíblia - Tanach e Brit Hadashá (estudandoabiblia.org)

Capítulo 1

(Versículos 1-8) De acordo com o formulário usado na época, Paulo inicia suas cartas com endereço (nome do remetente e dos destinatários, saudações em forma de votos), seguida por ação de graças e por oração. Paulo adiciona temas em suas cartas e nesta carta aos romanos temos os seguintes temas: a gratuidade da eleição divina, o papel da fé na justificação, a salvação pela morte e ressureição de Cristo, a harmonia entre o Tanach (Antigo Testamento) e a nova aliança (Novo Testamento).

O chamado de Paulo

Paulo é chamado de Apóstolo e este significa:  Enviado. É um nome de origem judaica e no novo Testamento é aplicado este termo aos doze discípulos escolhidos por Cristo para serem suas testemunhas. Paulo não foi integrado aos doze, mas em nada fica devendo aos doze. Cristo apareceu a ele ressuscitado e o enviou aos Gentios (Pagãos – ou povos da terra) como sua testemunha.

Entendimento do texto

(Versículos 9-17) O propósito de Paulo é levar o Evangelho (boas novas) as nações do mundo. Todo o Antigo Testamento aponta para a salvação do ser humano em se reconciliar com Deus, o criador, toda a criatura, agora através de seu filho. O Evangelho pregado por Paulo traz as nações o entendimento completo das Escrituras do Messias prometido por Deus, falado pela boca de seus profetas. Paulo não se envergonha do Evangelho de Cristo, porque é força de Deus para a salvação de todo aquele que crê, em primeiro lugar do Judeu, mas também do grego. Porque em Jesus,  a justiça de Deus se revela da fé para a fé, conforme está escrito: O justo viverá pela fé. (Habacuque 2:4 – A mensagem é esta: Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus. ”)

O que é fé – a salvação pela fé

Fé é o ato pelo qual o ser humano se entrega a Deus, que é ao mesmo tempo verdade e bondade, como à fonte única da salvação. Ela se apoia sobre a sua verdade e sua fidelidade a suas promessas (Rm 3:3; 1Ts 5:24; 2Tm 2:13; Hb 10:23; 11:11) e sobre seu poder para realizá-las. Tendo Deus falado através de seu filho, é em Jesus que é preciso crer. É necessário crer também no que os Apóstolos atestam sobre o Cristo ressuscitado. A fé no nome de Jesus Cristo, o Senhor, é a condição indispensável da salvação, não é mera adesão intelectual, mas confiança e obediência a uma verdade de vida que engaja todo o ser na união com Cristo e lhe dá o Espírito. Visto que a fé conta só com Deus, exclui toda autossuficiência e se opõe ao regime da Lei e sua busca vã de uma justiça merecida pelas obras. A verdadeira justiça só se obtém através de Deus, é dom gratuito de Deus, não vem de homens. Ela é acompanhada do batismo de arrependimento e se dá pela confissão aberta e frutifica pelo amor. Assim se corresponde à promessa feita a Abraão (Rm 4).

A fé também é entendida nestes termos:

Primariamente, “persuasão firme”, convicção fundamentada no ouvir. Pistis – palavra Grega sempre usada no NT *(Nova aliança) acerca da fé em Deus ou em Jesus, ou as coisas espirituais. A palavra “fé” é usada com referência à: confiança, fidedignidade, fidelidade, lealdade ao que é crido, o conteúdo da crença, a fé. Os principais elementos da fé em relação com Deus invisível são correspondente à: firme convicção, produzindo um pleno conhecimento da revelação ou da verdade de Deus. É também uma entrega pessoal a Deus.