Listen

Description

No terceiro episódio da série Histórias de Gerações, nossos elefantinhos fazem uma viagem à 1956, momento de construção de Brasília e do surgimento dos primeiros acampamentos de migrantes nessa localidade do Planalto Central. Lonalândia, Velhacap, Vila Operária, o espaço que abrigou os pioneiros da construção hoje é conhecida como Candangolândia, Candanga para os mais íntimos. 

Na imagem é possível ver nossos elefantinhos saindo de uma consulta no Hospital da Iapi, local posteriormente tombado como patrimônio histórico e cultural nacional e nomeado Museu Vivo da Memória Candanga, que, ainda hoje, é cercado por disputas narrativas sobre qual território era pertencente à Vila Operária (Candangolândia) ou à Cidade Livre (Núcleo Bandeirante). 

No terceiro episódio da série Histórias de Gerações, o bate-papo é com a Sarah, estudante do CEMEB e moradora da Candangolândia. Neste episódio conhecemos um pouco da sua trajetória entre Maceió e o DF, passeamos pelos locais de lazer da Candanga e ela ainda nos conta sobre sua ativa participação no grêmio estudantil da escola e as reivindicações da atual geração da escola. Ao final do episódio o choro é livre pela saudade do ensino presencial. 

Transcrição do áudio:  

https://drive.google.com/file/d/1grUznV9g_s4HD8GY5gzASyAK_S6zSzxu/view 

Apresentação: Alexandre Santos (História), Beatriz de Oliveira (História) @_bia_o, Celine Batista (História) @celine.batista e Júlia Duarte (História) @aquellajulia. 

Convidada: Sarah Marreiros é estudante do terceiro ano no CEMEB e fez parte da última diretoria do grêmio da escola @sarahmarreiross.  

Edição: Pedro Sampaio (História) @pedrosampa_. 

Fotos: Fundo do Arquivo Público do DF

Trilha Sonora: Grupo Regional Segura Elas @regionalseguraelas.