Pregação 06 da série: Sete igrejas da Ásia
Esta mensagem faz parte do Culto Ao Vivo disponibilizado dia 21 de novembro de 2021 no canal do Youtube, assista o Culto completo em nosso canal, youtube.com/ibbnsbc
Mensagem com Pr Diego Fernandes
Referências bíblicas: Apocalipse 3.1-6 / Atos 17 / Apocalipse 7.9-17 / Deuteronômio 30. 2-10 / Salmo 17.8 / Zacarias 2.8 / Apocalipse 17.8 / Eclesiastes 9
Pontos principais da mensagem:
Texto bíblico base: Apocalipse 3.1-6
- A cidade de Sardes era gloriosa, poderosa e rica, uma das grandes cidades da Ásia menor; ficava próxima de um rio muito próspero e colinas altas, faziam complexos arquitetônicos em altas montanhas. Ali era no centro de fortificações militares e religioso, a política também era forte. Conhecida como: Sardes a inviolável. Havia um histórico na cidade de vigilantes dormirem e a cidade ser invadida por ladrões a noite. Era uma cidade que adorava intensamente Artêmis e o Imperador. Também tinha uma grande comunidade Judaica com cidadania romana, extremamente rica.
- “1° ordem: Estejam alertas!” (v. 1): Esta igreja que tinha uma visão deturpada de si mesmo, o dono da igreja conhece as obras e o resultado do que eles tem feito, conhece a verdade e a intenção do nosso coração. Ele tem toda a autoridade, poder a plenitude de todas as coisas. A igreja de Sardes tinha a fama de ser uma igreja poderosa, operosa, amorosa, uma igreja viva mas Jesus diz que eles estão mortos. Deus está interessado em obras que tenham como essência o amor. Essa igreja se moldou a sociedade, não havia confronto do Evangelho o dos pecados.
- “2° ordem: aqueles que não se contaminaram se fortaleçam!” (v. 2- 4): para as poucas pessoas que ainda estavam vivas na fé Jesus pede que elas sejam fortalecidas. Deus deseja que o crente seja cheio do Espírito Santo, seja operoso e expresse as obras com gratidão. Jesus pede que a igreja se lembre de tudo que foi pregado pelos apóstolos, o verdadeiro evangelho, caso não retornassem a esse evangelho haveria um julgamento iminente assim como os ladrões que invadiam a cidade sem ninguém ver.
- 3° mesmo mortos havia esperança (v.4-5): enquanto há vida, há esperança. Havia pequeno número de fiéis que não tinham se contaminado com a cultura da cidade, não trocaram os valores e pilares do evangelho. Aos que não se contaminaram há uma promessa: andaram com Jesus.
Para refletir:
- Não devemos ter como foco a obra para Deus e abandonar pilares como relacionamento com Deus e como a família.
- A igreja não é um lugar para as pessoas se sentirem bem, mas para serem confrontadas pelo Evangelho e confrontadas a abandonar os seus pecados.
- Jesus quer de nós qualidade e não quantidade.
- Não se engane com o mundo, não seja influenciado pelos valores e culturas e vivemos hoje.
- Deus quer que a gente saia do comodismo religioso que vivemos no país e não negociamos o evangelho por qualquer outra coisa.
Nossas atividades:
Terça-feira: Culto de Oração das Mulheres pelo Zoom às 20h00
Quarta-feira: Culto de Oração no Zoom e Youtube às 20h00
Domingo: EBD às 17h50 / Culto de Celebração ao Senhor no Youtube às 19h00
Igreja Batista Boas Novas de São Bernardo do Campo / SP