Graça e paz sejam com os que andam no Espírito, que é a forma como Deus executou o Seu desejo de andar conosco como no princípio andou com Adão no Jardim.
Sobre isso, também está escrito, em Deutoronômio 23.14: "Porquanto o Senhor , teu Deus, anda no meio do teu acampamento para te livrar e para entregar-te os teus inimigos; portanto, o teu acampamento será santo, para que ele não veja em ti coisa indecente e se aparte de ti." (ARA)
No princípio, Deus andou no Jardim conversando com Adão, delegando e orientando as coisas que ele deveria fazer como governante desta terra. Após a queda, o governo foi transferido [para satanás, a antiga serpente], e a honra e o privilégio de andar com Deus foram bloqueados.
O modo como Deus planejou retomar esse convívio com a Sua criação foi por meio da lei e da santificação do povo.
"O Senhor, teu Deus, anda no meio do teu acampamento..."
Ele estava junto com o povo escolhido, retomando, não perfeita, mas parcialmente, o convívio com os homens.
Séculos depois, por meio do sacrifício e obediência de Jesus, o véu que nos separava foi rasgado, e a reconciliação com o Pai passou a ser permitida, com o envio do Espírito Santo ao mundo para todos os que crerem em Cristo terem o privilégio de se reconciliar com o Criador. Por meio dEle, hoje, podemos andar com Deus novamente.
É bem verdade que não O vemos, mas haverá um dia que o veremos e nossos olhos não ansiarão por ver nada além da Sua glória.
Pela Sua misericórdia, Deus disse que se o Seu povo andasse nos Seus estatutos e guardassem os Seus mandamentos, eles receberiam bênçãos em diferentes áreas da vida, sendo, entre elas, a principal, a espiritual.
"Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo." (Levítico 26:12 ARA)
Essa foi a promessa de Deus para o povo israelita. A bênção que eles receberiam caso fossem fiéis ao Senhor, através da lei.
Quão maior privilégio e honra receberemos do Senhor se, hoje, andarmos debaixo da Sua graça? Fazendo e vivendo conforme a Sua vontade? Privilégio já temos de ser santuário do Seu Espírito (2Co 6.16), e maior é a nossa esperança de um dia habitar com Ele na nova Jerusalém, e então, enfim, poder andar com Ele pelas ruas de ouro como Ele andou com Adão no santo jardim.
Por isso, irmãos, exorto-vos a andar no Espírito, não se conformando com as coisas deste mundo nem vivendo para satisfazer as vossas vontades carnais, mas, antes, façam a vontade de vosso Pai que está nos céus, ansiando pelo dia em que O encontrarão e poderão andar com Ele na Santa cidade que nos aguarda.
Deus te abençoe, e não acredite em mim, antes, vá ler a Bíblia e examiná-la. Amém?