Graça e paz sejam com os membros do corpo de Cristo, que é a igreja (1Coríntios 12.27), cuja cabeça é Ele.
Como membros do mesmo corpo, e sendo guiados pelo Espírito de Cristo, vivamos de acordo com o indicativo de Paulo aos Coríntios: "De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com eles todos se regozijam." (1Coríntios 12.26)
Um dos atributos mais lindos de Jesus é a Sua compaixão, a Sua capacidade, tanto humana quanto divina, de entender a dor do outro. Essa capacidade pode nos ser comunicada pelo Seu Espírito. E é essencial que seja, porquanto, que tipo de cristãos seríamos se não nos importássemos com os nossos irmãos?
Digo isso tendo em mente uma verdade cristã universal: nossa caminhada é difícil, cheia de batalhas carnais, espirituais, sociais, familiares e emocionais.
Não há um dia se quer que não tenhamos que lutar. Há dias, no entanto, que as lágrimas correrão, e como irmãos, é fundamental que estejamos ao lado, trazendo conforto, atenção e compaixão aos que estiverem em seu momento de dor.
A dor do nosso irmão não pode, e não deve, ser ignorada por nós.
Devemos ser sensitivos à dor deles. Acaso todo o corpo não sofre quando há um corte ou machucado em um dos membros? Todo o corpo não é prejudicado pela debilidade de um membro? Assim também funciona no corpo de Cristo, a Sua igreja. Somos membros individuais, cada um com a sua função, chamados a viver em união, amor, humildade e compaixão, deixando de lado nosso egoísmo.
Tenhamos em mente e gravado em nossos corações o seguinte versículo: "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram." (Romanos 12.15).
Fazer parte do corpo de Cristo é mais que uma convenção ou uma casualidade de ser salvo por Ele. É, acima de tudo, uma maneira de vivermos a plenitude do que Ele viveu: o amor.
Este amor tudo suporta.
Devemos, suportar, então, as dores, os medos e os receios dos irmãos. De igual modo, devemos nos regozijar com os membros que são honrados. Pois somos um só corpo, guiado pelo cabeça que é Cristo. E se Ele é o cabeça, vivamos de acordo com os Seus preceitos, com Suas ordenanças e com a Sua vontade. Aplicando, assim, todos os indicativos e imperativos bíblicos, em especial este: chorar com os que choram. Amém?
Deus abençoe os membros do corpo de Cristo que vivem em união, em perfeita harmonia.