Graça e paz sejam com os irmãos que entendem -- e vivem --, que é necessário andarmos em comunhão uns com os outros.
A respeito dessa comunhão, e o fato de que não é bom andar sozinho, Salomão advertiu: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho." (Eclesiastes 4:9 ARA)
E qual é o nosso trabalho?
Paulo, na primeira carta aos Coríntios afirma que somos cooperadores de Deus (1Co 3.9).
Empresarialmente falando, um cooperador é alguém que está sujeito à uma autoridade dentro de um segmento, onde com ele, há outros que trabalham visando o mesmo objetivo: o crescimento da empresa.
Na "empresa" de Deus, chamada seara por Cristo ( Mt 9.37), Ele afirma que têm poucos trabalhadores, porém, há muito trabalho. E é para esse trabalho que somos chamados. Trabalhar para o Reino, debaixo da [maior] autoridade, que é Deus, e dos líderes das comunidades e igrejas cristãs, é o nosso dever enquanto cooperadores de Deus.
Em Romanos 12.1, Paulo roga-nos para que entreguemos nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, pois este é o nosso culto racional.
Etimologicamente, a palavra culto tem como significados: cuidar, cultivar, adorar...
Claramente, Deus nos chama para um trabalho (1Co 3.9: Mt 9.37). NEle estamos debaixo de autoridades, assim como em qualquer empresa que prestarmos serviço de forma integral e formal.
Certamente, devemos nos dedicar com avidez a este culto (trabalho) racional, e a prova que o fazemos são os nossos sacrifícios. No entanto, nossa jornada é difícil. Encontramos dificuldades. Às vezes erramos, às vezes não sabemos o que fazer, nos enfraquecemos, tropeçamos e caímos.
Sabendo disso, Salomão nos alerta que é melhor serem dois do que um (Ecl 4.9). Os mais fortes devem suportar as debilidades dos mais fracos (Rm 15.1a).
Logo, quando aceitamos o que nos é proposto, trabalhar na seara de Cristo, enquanto cristãos, devemos ter a consciência que precisamos uns dos outros. Necessitamos de sabedoria e humildade para entender que precisamos mais dos irmãos do que eles precisam de nós. Precisamos suportar as dores uns dos outros, para que no momento de dificuldade, nosso irmão não venha a desviar por falta de um companheiro ao seu lado.
Por isso, você que busca cultuar, trabalhar, na seara de Jesus, congregue em alguma igreja, faça amizades com cristãos, para que trabalhem juntos suportando e levando a carga uns dos outros, a fim de que sejamos todos cooperadores de Deus, e cumpramos, cada um, o seu propósito de vida, o seu cargo, o seu chamado. Amém?
Deus abençoe aos irmãos que vivem em união e trabalham para o Reino de Deus.