Listen

Description

Graça e paz sejam com os irmãos que vivem uma vida de confissão de pecados, não tentando ocultá-los de Deus [o que é uma utopia].
Davi, apesar de seus muitos erros, foi um homem segundo o coração de Deus. Em Salmos 32.5, Ele disse que confessou o seu pecado, e a sua iniquidade não mais ocultou. Antes, disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões, pois o Senhor perdoa a iniquidade do meu pecado.

Muitas vezes tratamos a transgressão, a iniquidade e o pecado somente como pecado. É importante entendermos as características de cada um para que possamos aprender a combatê-los no dia a dia.
Vejamos, então, o significado de cada um.
A transgressão é caracterizada pela desobediência à lei de Deus. Toda vez que deixamos de cumprir um imperativo, uma ordem, a vontade de Deus, nós transgredimos.
A iniquidade já é um pecado de natureza, tem a ver com um erro interno (algo que surge em nossos pensamentos, desejos e sentimentos). No hebraico, essa palavra significa "curvatura", pois se refere a algo que está "torto" no nosso íntimo.
Já o pecado, no hebraico significa "errar o alvo". Esse "alvo" seria a vontade de Deus fundamentada e caracterizada pelas Suas leis, pela Sua vontade expressa nas Escrituras.

Quando não fazemos o que deveríamos fazer, mesmo querendo fazê-lo, pecamos. É o caso de tentar fazer o bem a alguém e acabar fazendo o oposto. Paulo, aos Romanos escreveu um pouco sobre isso: "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço." (Romanos 7:19 ARA)
Estamos sujeitos a "errar o alvo" todos os dias, por causa da nossa carne, da nossa natureza pecaminosa. Estamos sujeitos a transgredir a lei e a vontade de Deus, pois somos falhos. E estamos sujeitos, sempre que não somos vigilantes, a permitir que a iniquidade se crie em nosso coração, quando cobiçamos mais algo neste mundo do que o Reino de Deus.

Sempre resumimos todos os nossos erros (transgressão, iniquidade e pecado) como pecados. Mas, independente de qual você, e eu, estejamos praticando, paremos.
Façamos uma análise em nosso íntimo para ver se há em nós alguma iniquidade. Em nossa conduta, vejamos se estamos praticando a vontade de Deus, e se mesmo tentando fazê-la, continuamos a errar o alvo.
Caso estejamos pecando, que a confissão e arrependimento sejam o mais rápido possível (com sinceridade). Não devemos demorar a confessá-los porque o inimigo os usa para nos acusar e nos oprimir, colocando mentiras em nossas mentes.

Por isso, é fundamental nos conhecermos e nos dominarmos em tudo [ corpo, alma e espírito] para que não venhamos a cair em tentação e pecar contra o Deus da nossa salvação.

Então, confesse seus pecados, não durma sem fazer isso todas as noites, pois Ele é misericordioso para nos perdoar, porque entende que a nossa natureza é corrupta e corrompida, e por isso tem misericórdia e nos concedeu a graça de não viver mais pela carne, mas pelo Espírito. Portanto, vivamos pelo Espírito. Amém? Deus te abençoe.