Listen

Description

*Saudação*
Graça e paz sejam com vocês que fazem parte da criação de Deus.

*Verso-chave: Gênesis 1.1 (NVI)*
“No princípio Deus criou os céus e a terra.”

*O começo*
Gênesis é o livro que relata a origem do Universo, do ser humano, do pecado, da redenção, da vida familiar, da corrupção da sociedade, da raça hebreia etc.
No primeiro capítulo, do verso 1 ao 25, apesar de não ser o foco do Autor do livro [Moisés] explicar detalhadamente a sua origem, ele fala sobre a história do universo, como ele foi formado e quem o formou — Deus.
Em seguida relata a criação do homem (Gn 1.26-31; 2.18-24), e como Deus conferiu autoridade a ele para governar esta terra.

*A Queda do homem*
No capítulo 3 da história da criação, continuando a exposição da criação do homem, fala sobre a tentação e a queda. No começo, Deus criou tudo com pureza e santidade. Mas Adão profanou a obra do Senhor quando não tomou conta de sua esposa, quando desobedeceu a ordem expressa do Senhor, para não comer do fruto proibido. Sim, foi Eva quem foi enganada. Entretanto, ela foi designada auxiliadora, braço dirieto de Adão. E era dele a responsabilidade pelo jardim e por tudo o que acontecia naquele lugar. Alimentado pelo egoísmo, pelo narcisismo, pelo desejo de ser como deus, ele ignorou a ordem de Deus, o único mandamento do Senhor para a raça humana até então, e deu ouvidos a mulher enganada, e pecou. Desobedeceu o Criador, profanou aquele santo lugar, pecou e caiu.

*Tudo era perfeito*
No princípio Deus criou todas as coisas, tudo em perfeita ordem, em harmonia. Não havia dor, nem pranto. Não havia tristeza, e o homem podia andar com Deus e ter um relacionamento de pai e filho sem reservas, sem limitações, sem véus ou divisões. Era um relacionamento aberto, no sentido de não haver limitações. O homem era amigo de Deus.

*Somos todos pecadores*
Porém, esqueceu-se de quem é Deus e olhou para o deus que havia em seu coração. Pecou, caiu.
E nós, por fazer parte de sua descendência, já nascemos culpados, já nascemos caídos com essa natureza Adâmica a qual estamos presos. Essa natureza que nos leva a pecar contra Deus, a desobedecê-Lo.
Pela desobediência de um, todos nos tornamos desobedientes. Pelo pecado de um, todos nos tornamos pecadores. E há, na Bíblia, poucas verdades maiores que essa. Somos pecadores desde que nascemos, desde que nossas mães nos conceberam, como escreveu Davi (Salmos 51.5). Já nascemos em pecado, e portanto, carentes de salvação. Mas se o salário do pecado é a morte, e estamos em pecado, já estamos mortos…
Pode um morto voltar à vida sozinho?
A resposta é óbvia, não.

*Uma vez mortos em pecado, Jesus nos vivificou.*
Jesus é quem nos vivificou. Ele que eras a Palavra, por meio de quem tudo se criou.
Ele, sendo Deus, se fez carne e habitou entre nós. Nos ensinou, comeu e chorou; foi homem como a gente. E através do Seu sacrifício, nos libertou da escravidão do pecado e pagou com sangue o preço pelas nossas almas. Nos concedeu o perdão pela fé nEle. E essa fé não é dada a qualquer um. É dom de Deus, dada somente aos eleitos, aos escolhidos. Lembre-se que muitos foram chamados, mas poucos escolhidos. Então oremos para que estejamos entre os escolhidos. Porque uma vez mortos em pecado, fomos vivificados pelo Sangue do Cordeiro imaculado, para já não mais ser escravo dos nossos prazeres carnais, mas para sermos escravos da Luz, viver pelo Espírito, trabalhar para o Reino e glorificar o nome do Criador, que no princípio criou os céus e a terra.