*Saudação*
Graça e paz sejam com os que adoram ao Senhor em espírito e em verdade.
*Verso-chave: Atos 17.29 (NVI)*
“Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.”
*Não adore nada além de Deus*
No Rio de Janeiro há uma das 7 maravilhas do mundo, criada por mãos e pela imaginação do homem: o Cristo Redentor.
Mesmo morando nessa cidade, nunca senti vontade de conhecer essa estátua, senão pela paisagem, nada além disso.
No entanto, muitos sonham em conhecê-la para se prostrarem, cumprir promessas ou agradecerem por algo.
Afirmo-vos que quem tiver esse desejo, não precisa se ajoelhar diante de uma estátua de pedra, basta entrar no seu quarto, fechar a porta e se ajoelhar diante da presença de Deus.
*Deus não habita em templos nem em estátuas*
Paulo afirmou: “[…] não devemos pensar que a Divindade (ou seja, Deus) é semelhante a uma escultura…”
O homem pode tentar criar o que for, mas nunca produzirá algo que seja semelhante à glória de Deus.
Ninguém nunca viu o rosto do Senhor, nem mesmo Moisés, um dos maiores profetas, justamente para que não tentasse criar algum objeto de adoração com a Sua imagem.
*Adore em espírito*
Jesus disse: “Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. (João 4.24)
Adorar ao Senhor em espírito é entender que Deus está em tudo, em todos e em todos os lugares. É entender que não é apenas no templo que você pode encontrá-Lo.
De fato, para adorá-Lo, basta você crer que aí, agora, onde você está, Ele está aí; e pelo espírito você pode se prostrar em qualquer lugar, não diante de pessoas, imagens ou objetos, mas, pela fé, diante do Altíssimo.
Experimente fazer isso agora.
Se não se sentir confortável onde você está, vá ao seu quarto, se possível, ajoelhe-se e adore-O em espírito.
*Adore-O em verdade*
Como podemos adorar em verdade se não a conhecermos?
Nossa doxologia, adoração, louvor, glória e honra a Deus, só pode ser feita de maneira santa, pura e correta quando conhecemos a Verdade; e a Sua palavra é a verdade.
Pelo conhecimento da verdade, é que não nos prostramos diante de imagens, ainda que o homem a denomine como “Cristo Redentor”. Ainda que seja a imagem da cruz onde Cristo padeceu por nós — Ele também não está lá.
Se realmente desejamos adorá-Lo, basta vivermos de acordo com a Sua verdade, com intenso interesse em glorificá-Lo e edificando a Sua igreja, ajudando e amando aos irmãos na fé e os descrentes.
*Oração*
Minha oração nessa manhã é sobre um desejo que arde no meu coração… Eu clamo ao Senhor que abra os olhos das pessoas que estão cegas espiritualmente; que o Senhor venha apresentar a verdade a todos. Que esse devocional seja usado para gerar interesse nas pessoas de conhecerem a verdade, a Tua palavra.
Que a Tua verdade, Jesus, nos liberte das correntes da ignorância que nos escravizam e nos fazem adorar coisas que não podem fazer nada por nós.
Que o Teu Santo Espírito nos ensine a adorá-Lo de maneira correta, em espírito e em verdade, glorificando e exaltando somente o Teu nome.
*Benção*
Que a paz e graça do Senhor sejam com os que, de fato, tentam adorá-Lo como Ele quer. E que a Sua misericórdia sejam com os que continuam cegos espiritualmente e não enxergam que estão adorando tudo, menos Deus.
Que o Senhor nos liberte de toda ignorância, perdoe-nos os nossos pecados e ensine-nos a adorá-Lo como o Senhor quer e merece. Amém!?