Graça e paz sejam com os que se alegram no Senhor, e não dependem das circunstâncias desse mundo para serem felizes, pois a sua felicidade está no Salvador.
Nesse contexto, Pedro, em sua primeira carta, escreveu: "A quem, não havendo visto, amais; no qual [Jesus], não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória." (1Pedro 1:8 ARA)
Pedro, Tiago, Paulo, Davi, Isaías, todos esses homens de Deus falaram sobre a importância de nossa alegria estar no Senhor, e nos exortaram a vivê-la, principalmente, em momentos de dor.
Mas, por que é tão importante a nossa alegria estar firmada em Deus?
Não é difícil responder a essa pergunta, contudo, é difícil viver na plenitude dela. E a resposta é: porque Ele é eterno.
Com efeito, todas as coisas desse mundo são passageiras. Nossa família, nossos entes queridos e amigos, nosso emprego, nosso dinheiro e tudo o que eles podem proporcionar. Tudo. Tudo passa. Mas, as palavras do Senhor não passarão [porque são eternas como Ele].
No entanto, como disse, quão penoso é suportar as circunstâncias difíceis, os momentos de provação, e se alegrar no Senhor.
Há um louvor muito lindo que se chama, 'Todavia me alegrarei'. Ele é baseado, em parte, em Habacuque 3.17-18. Onde fala que mesmo que nos falte alimento, 'todavia me alegrarei'.
A gente canta com tanto fervor e emoção, mas... estamos falando de algo que é essencial para a nossa vida: a comida.
Você conhece alguém que fica extremamente estressado quando está com fome? Eu mesmo, mesmo cantando esse louvor com sinceridade, no momento da fome, perco o domínio próprio, a mansidão, a paciência e a alegria, continuamente. Só aqui citei 4 [de 9] frutos do Espírito. Sendo o foco aqui, na alegria. Muitas vezes perco a alegria quando estou com fome. E você, o que tira a sua alegria?
Não é errado louvar e cantar músicas pra Deus, mas, estamos vivendo o que estamos cantando?
Será se, todavia nos alegramos mesmo quando nos falta comida? Ou dinheiro? Ou saúde? Ou roupas? Ou alguém?
Será mesmo que a nossa alegria está no Senhor?
Todas essas coisas [que citei] são passageiras, e, muitas vezes, é onde colocamos a nossa felicidade.
Só Deus pode saciar o vazio e a necessidade que temos de sermos plenamente felizes. Ele preenche de forma tão sublime, que mesmo em meio a dor, humilhação, provação, fome e seja lá o que for que nos acometa, Ele não permite que sejamos destruídos. Ele nos mantém firmes, nos acolhe debaixo de Suas asas e supre todas as nossas necessidades.
É por isso que Ele deve ser o motivo da nossa alegria, porque Ele é eterno e cuidadoso para com os Seus filhos.
Quem espera no Senhor, pelo Senhor nunca será frustrado, se a sua fidelidade estiver em dia.
Por isso, sejamos fiéis, e nos lembremos, sempre: mais importante que louvar, é viver o que louvamos.
"Todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação." (Habacuque 3.18 ARA)
Que Deus te abençoe; e não permita que o mundo [passageiro] tire a sua alegria no Eterno. Amém?