Listen

Description

*Saudação*
Benditos sejam vocês, homens cristãos e mulheres cristãs, porque o verbo se fez carne, para que pelo Seu sangue nos resgatasse.

*Verso-chave: Mateus 1.1 (NVI)*
“Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:”

*Humanidade de Cristo*
Diz-se que Mateus, o escritor de um dos 4 evangelhos, era bastante estudioso e detalhista, e que seu evangelho foi escrito especialmente para o judeu, com o objetivo de mostrar-lhes que Jesus era o Messias que haveria de vir e ser da descendência de Davi.
Como Ele haveria de nascer, se alimentar, crescer, e todos os verbos que permeiam a vida humana, Ele se fez homem em todos os níveis. Teve fome, teve sede, chorou, sorriu, se entristeceu, amou.
Ele foi homem, Ele é homem (mas agora glorificado no corpo ressuscitado).
Ele sentiu angústias assim como você. Foi tentado, assim como nós. Mas em tudo suportou, em nada pecou.

*Ele cumpriu a lei*
Ele sabia que não poderíamos cumprir toda a lei, e mesmo que cumpríssemos, jamais poderíamos ser justificados por ela, pois a lei não justifica, apenas evidencia o pecado.
Então se fez carne, para cumprir, não anula, toda a lei, e também por isso, para nos justificar mediante a fé nEle.
Mas não apenas para cumprir a lei, Ele se fez homem.

*Ele entende as suas lutas e as suas dores*
Obviamente, Ele é onisciente, sabe de todas as coisas. Mas, além de tudo, decidiu se fazer homem, para que jamais digamos: “ah, o Senhor é Deus, nunca foi tentado pelo pecado como nós, como poderia entender o que passamos?”
Muito pelo contrário, Ele foi tentando pelo vil tentador, no ápice da Sua busca interior pelo Pai. No momento em que, carnalmente, Ele deveria estar mais fraco.
Ele estava sujeito ao pecado assim como nós, todavia, decidiu não pecar.

*Seja santo*
Ele se fez santo, não pecou, mesmo estando sujeito ao pecado como nós. E, por isso, nos chama para não pecarmos, assim como Ele.
E o Senhor é tão bom e fiel que sempre providencia um escape para que possamos suportar a tentação. E nunca houve tentação que não fôssemos capazes de suportar, porque Ele é fiel.
Portanto, se pecamos é porque queremos. Se pecamos é porque nos esquecemos do exemplo de homem que devemos seguir. Se pecamos é porque somos caras de pau, porque conhecemos as Escrituras, a vontade de Deus e a santidade de Cristo, e mesmo assim, fechamos os olhos para a luz e nos entregamos às trevas.

*Oração*
Por isso, com o coração quebrantado por causa da nossa depravação, eu oro ao Senhor, sabendo que sou indigno, e peço a Ti Pai, tem ainda mais misericórdia de nós, porque pecamos contra Ti todos os dias, mesmo o Senhor nos dando um escape para fugir da tentação. Te louvamos Jesus, por ter se feito homem, por entender as nossas lutas e as nossas dores, e por nos dar um jugo suave e um fardo leve. Te louvamos Jesus por mostrar a nós como devemos pensar, falar e agir, como deve ser a nossa conduta — de um verdadeiro cristão, um homem igual a ti.

*Benção*
Que Jesus abençoe a todos vocês que entregam a vida a Ele, e que nEle encontram forças para suportar as batalhas dessa vida, e o escape para suportar a tentação, a fim de não pecar contra aquEle que morreu para te salvar. Amém!?