Graça e paz sejam com os homens e mulheres de Deus que não se escondem de suas culpas e tem responsabilidade o suficiente para assumir os seus erros.
Porquanto, Adão não teve. Antes, ao ser confrontado por Deus sobre o fruto proibido, ele jogou a culpa em Deus e na mulher, e não assumiu o seu erro. Isso está escrito em Gênesis 3.12: "Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi." (ARA)
Adão, perante Deus, tentou se omitir de sua culpa. Como governador desse mundo, tudo o que acontecesse aqui era responsabilidade dele. A sua esposa era sua responsabilidade.
Quantos de nós são diferentes de Adão? Temos o hábito de em todo erro nosso assumir a responsabilidade? Ou culpamos a chuva pelo atraso? Ou a fome por comer demais a ponto de passar mal? Ou a falta de dinheiro para ser desonesto? Ou as circunstâncias para ser estressado?
Estamos sempre culpando alguém para se esconder de nossos equívocos.
"A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi." Disse Adão.
O primeiro Adão foi egoísta, por que nós não seríamos?
O último Adão [Jesus], porém, foi piedoso, compassivo, misericordioso, gracioso.
Se o primeiro se omitiu da sua responsabilidade. Jesus, o último, em tudo, foi perfeito, obediente.
Se Adão foi desobediente, até a morte Jesus foi obediente.
E nós, o que somos?
Somos descendentes da natureza pecaminosa, e por isso, de forma inerente, somos egoístas. Mas, quem está em Cristo, nova criatura é. Essa nova criatura [não mais criatura, agora filho] deve ser parecida com Jesus.
Adão, com essa atitude, de forma alguma foi santo. Nós, em tudo, porém, devemos ser. Porquanto, somos filhos de Deus [veja Ef 1.5; Jo 1.12; Rm 8.14-16; Gl 4.4-6; 1Jo 3.2 e Rm 9.8].
Jesus, aprendeu a obedecer por meio do sofrimento (Hb 5.8). Adão não quis sofrer as consequências e assumir a culpa pela sua desobediência.
Quem de nós nunca se omitiu?
Deus me perdoe, mas eu já pensei algo parecido com o que Adão disse... tentando me eximir da culpa pelo meu pecado. Se você nunca fez isso, Deus seja louvado. Se você já fez e se arrependeu como eu, estamos perdoados, e vivamos para sermos santificados.
Diante desses dois extremos, a omissão e desobediência do primeiro Adão e a piedade, compaixão e obediência do último Adão, cabe a nós fazermos uma escolha crucial: com quem queremos ser parecidos, Adão ou Jesus?
Se queremos ser como Cristo, devemos assumir a responsabilidade por todos os nossos pensamentos e ações, e até pelos de outra pessoa, como Jesus fez, se for preciso. Se não fizermos isso, seremos como Adão, que prefere culpar a Deus e sua companheira do que assumir o seu erro. A este, o lago de fogo aguarda. Ao outro, a coroa de Glória o espera.
A decisão que cabe a nós é esta, não tem para onde correr.
Ser omisso como Adão ou responsável como Jesus? Qual a sua escolha?
Que Deus nos dê força e sabedoria para vivermos uma vida santa, responsável e obediente, e que se preciso for, soframos por alguém, e que jamais alguém precise sofrer por nós porque fomos omissos ou porque jogamos a culpa do nosso erro sobre outra pessoa. Amém?