Misericórdia e graça sejam com os escarnecedores para que, assim como nós, tenham um encontro real com Jesus e se arrependam de seus pecados.
A respeito destes (escarnecedores), Pedro escreveu, em sua segunda carta: "Tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões." (2Pedro 3:3 ARA)
Escarnecedor, nesse contexto, é aquele que zomba dos cristãos, de Jesus, da Sua Palavra e/ou coisas sagradas.
Devemos lembrar sempre que de Deus não se zomba (Gálatas 6.7a). Ele conhece nossos pensamentos, desejos, vontades e, acima de tudo, nosso coração.
No que se refere à nós, que somos cristãos, devemos alimentar, diariamente, o nosso temor a Deus, vigiando a todo momento para que o escárnio não venha a fazer parte da nossa rotina e da nossa conduta. E no que tange aos descrentes, que nós sejamos piedosos para com eles, não julgando suas atitudes, mas entendendo que eles não conhecem as Escrituras e Deus, verdadeiramente, e que por isso vivem no engano, de acordo com as suas paixões, e que necessitam tanto de misericórdia quanto nós.
Por acaso ou não, outro dia vi um vídeo onde uma moça que estava em uma rede social zombando dos cristãos...
Nosso sentimento diante de uma situação dessa deve ser de piedade e orar pela vida dessa pessoa. Porquanto, ela está sendo enganada pela influência do inimigo e por suas paixões, e por isso não tem um encontro real com o Deus de quem ela zomba.
Porém, a Bíblia diz que: "Aquilo que o homem semear, isso também colherá" (Gálatas 6.7b).
Ainda que Deus seja misericordioso e a Sua graça incalculável, Ele continua sendo Justo. O seu amor não anula a Sua justiça, e por isso, mesmo com o arrependimento e o perdão pelo pecado, Deus permite que os frutos podres do escárnio (e de todos os pecados) sejam colhidos.
O inimigo que influencia a pecar é o mesmo que aponta o dedo, acusando. Deus é o juiz. Jesus é o fiel intercessor.
E nós? O que devemos fazer diante dessa situação? Amar essa pessoa. Amar os escarnecedores, pecadores como nós, e mostrar, com uma atitude cristã, o amor de Jesus.
É para isso que somos chamados, não para acusar, julgar ou condenar, mas para amar e orar para que Deus tenha misericórdia e se faça conhecido pelos descrentes assim como se fez por nós. Que a graça, a misericórdia e a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sejam convosco. Amém?